Redação E+ | 06 de outubro de 2025 - 13h30

Taís Araújo emociona ao relembrar tapa em Odete Roitman em 'Vale Tudo'

Atriz reflete sobre racismo, desigualdade social e trajetória de sua personagem durante participação no Mais Você

TELEVISÃO
Taís Araújo chora ao falar sobre Raquel de 'Vale Tudo': 'Uma mulher que me emociona' - Foto: Globo/Reprodução

Taís Araújo participou do café da manhã desta segunda-feira (6) no programa Mais Você, com Ana Maria Braga, e se emocionou ao relembrar a trajetória de Raquel em Vale Tudo. A atriz destacou o simbolismo do tapa que deu em Odete Roitman (Debora Bloch) após a vilã fazer um comentário racista.

“É uma realidade do Brasil e do mundo”, refletiu Taís ao falar sobre os atos racistas de Odete. “Temos um histórico de colonizadores sequestrando e escravizando pessoas, e a continuidade disso. Se olharmos hoje onde está a maioria da população negra do País e como ela é tratada, não é muito diferente do que acontecia. O que vivemos hoje é uma herança e um retrato de um País escravocrata. O tempo inteiro a gente precisa se reeducar, como nação.”



A cena se tornou uma das mais icônicas do remake: após o envenenamento da maionese da Paladar, Raquel e Poliana (Matheus Nachtergaele) confrontam Odete, que sugere que a cozinheira saia pela porta de trás, insinuando que pessoas negras não deveriam entrar pela frente. Raquel reage e desferiu um tapa na vilã, chamando-a de “racista nojenta”.

Taís também se emocionou ao falar sobre a trajetória da personagem e as questões sociais que ela representa. “Ela é uma mulher que me emociona. As questões da Raquel me emocionam, essa mulher que a gente reconhece, que está na base da pirâmide do Brasil, batalhando para criar seus filhos apesar de toda adversidade. Me emociona mais ainda ela não perder a alegria.”

Recentemente, a atriz comentou à revista Quem que ficou satisfeita com o desfecho da história de Raquel, considerando que a personagem teve um final justo e digno. “É um final bonito. É, acho que o final que ela merecia ter. Não posso dizer muita coisa, mas estou feliz.”