Ricardo Magatti | 06 de outubro de 2025 - 13h25

Palmeiras assume liderança com ataque letal e vive melhor fase sob comando de Abel

Flaco López e Vitor Roque formam dupla mais goleadora do país; time tenta manter ritmo mesmo com nove desfalques

BRASILEIRÃO
Palmeiras reassumiu a liderança do Brasileirão depois de vitória no clássico com o São Paulo. - Foto: Werther Santana/Estadão

Na reta decisiva do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras cresceu no momento certo, assumiu a liderança da competição e passou a exibir uma de suas versões mais consistentes e ofensivas desde a chegada do técnico Abel Ferreira. Embalado por uma sequência de bons resultados e por uma dupla de ataque afiada, o time alviverde desponta como forte candidato ao título de 2025.

Com apenas uma derrota nos últimos 14 jogos do Brasileirão, o Palmeiras lidera tanto em pontos quanto em gols no período. Foram 28 bolas na rede em 12 partidas — mais do que Flamengo (22) e Vasco (24) no mesmo recorte. E quase dois terços desses gols tiveram participação direta de Flaco López e Vitor Roque, dupla que transformou o setor ofensivo da equipe.

Desde que passaram a atuar juntos como titulares, ambos já marcaram nove gols cada. A química entre os dois começou a render na goleada por 4 a 0 sobre o Universitario, no Peru, pela Libertadores, e se consolidou em clássicos como o contra o São Paulo, vencido de virada com gols dos dois centroavantes.

Melhor fase técnica desde 2022

A atual equipe comandada por Abel Ferreira pode até ser mais talentosa tecnicamente do que a vitoriosa formação de 2022 — campeã da Recopa, Paulistão e Brasileirão, e que perdeu apenas seis dos 72 jogos disputados na temporada. “Minha função é ajudar os jogadores, treinar os jogadores e valorizar os jogadores. Valorizar o espetáculo. Trabalho muito, estudo muito, ao contrário do que dizem”, afirmou Abel, ao comentar o bom momento.

Flaco López é hoje o artilheiro do clube no ano, com 22 gols, seguido por Vitor Roque, o "Tigrinho", com 14. A ausência dos dois será sentida na próxima rodada, quando o Palmeiras enfrenta o Juventude no Allianz Parque, sábado, às 19h, em jogo atrasado da 12ª rodada.

Abel terá que driblar até nove desfalques

A liderança no Brasileirão, porém, vem acompanhada de um desafio: a ausência de nove jogadores. Flaco está suspenso e Roque foi convocado para a seleção argentina. Outros desfalques por convocações incluem Gustavo Gómez e Ramon Sosa (Paraguai), Aníbal Moreno (Argentina), e possivelmente Piquerez e Emiliano Martínez (Uruguai), caso sejam chamados por Marcelo Bielsa.

Além das convocações, suspensões e lesões aumentam a lista. Martínez, por exemplo, também levou amarelo no clássico contra o São Paulo. A situação preocupa o treinador, que lamenta o impacto do calendário. “Temos muitos desfalques e muitas ambições nesta competição. Em função do que foi o calendário, não vão estar reunidas todas as condições para termos a máxima força. O que não é bom quando se luta para ser campeão”, desabafou Abel.

O desafio agora será manter o bom desempenho mesmo sem as principais peças ofensivas. A expectativa é que o treinador promova alterações pontuais para manter o padrão de jogo e o ritmo de vitórias que alavancaram o Palmeiras à liderança.