Ministra Esther Dweck afirma que abstenção no Concurso Nacional Unificado caiu para 42,8%
Presença de 436,5 mil candidatos mostra maior interesse pelo serviço público; Distrito Federal teve menor índice de faltas e Amazonas, o maior
CNU 2025A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) começou com menor abstenção em relação a 2024. Neste domingo (5), 42,8% dos inscritos não compareceram para a prova, ante 54% registrados na edição anterior. Ao todo, 436,5 mil candidatos realizaram o exame, enquanto 324.971 faltaram.
Para a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, a redução reflete o interesse crescente dos brasileiros em ingressar no serviço público. "As pessoas veem uma oportunidade real para contribuir com a melhoria da vida da população", destacou.
Entre os estados, o Distrito Federal registrou a menor taxa de ausência, 30,8%, enquanto o Amazonas teve a maior, 51,2%. A aplicação das provas transcorreu de forma tranquila na maioria das localidades, com poucas intercorrências, segundo o ministério.
O principal incidente ocorreu em uma escola do Amazonas, onde 436 candidatos tiveram o início da prova adiado devido à falta de energia elétrica. Assim que a energia foi restabelecida, o exame prosseguiu normalmente.
O resultado do primeiro dia de provas será divulgado em 12 de novembro. A próxima fase, com prova discursiva, está marcada para 7 de dezembro.