Agência Estado | 05 de outubro de 2025 - 20h05

Flamengo perde para o Bahia e deixa liderança do Brasileirão

Vitória histórica do Bahia por 1 a 0 quebra sequência de 12 triunfos rubro-negros

BRASILEIRÃO
William José comemora gol do Bahia contra o Flamengo. - (Foto: Letícia Martins/EC Bahia)

O Flamengo deixou a liderança do Campeonato Brasileiro após ser derrotado pelo Bahia por 1 a 0 neste domingo, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 27ª rodada. Com o resultado, o time baiano alcançou 43 pontos e subiu para o quinto lugar, enquanto o Flamengo segue com 55 pontos, mas fica atrás do Palmeiras no número de vitórias (16 a 17).

O jogo teve momentos atípicos para o Flamengo. O zagueiro Danilo foi expulso aos 12 minutos, e Wallace Yan recebeu cartão vermelho aos 31 minutos do segundo tempo, após substituir Arrascaeta, deixando o time carioca com apenas nove jogadores. Mesmo com maior posse de bola, o Flamengo sofreu com a marcação intensa do Bahia e não conseguiu superar o gol de Willian José, marcado aos 44 minutos do primeiro tempo.

O técnico Rogério Ceni comemorou a primeira vitória sobre o Flamengo em sua carreira, encerrando uma sequência de 16 derrotas seguidas contra o clube carioca. Para o Bahia, a vitória também interrompeu uma série de 12 triunfos rubro-negros na Arena Fonte Nova desde 2019.

No segundo tempo, o Flamengo tentou reagir com as entradas de Luiz Araújo, Plata e Bruno Henrique, mas o time teve dificuldade para superar a defesa baiana. Wallace Yan, que entrou no fim da partida, foi expulso rapidamente, diminuindo ainda mais as chances de empate.

O Flamengo volta a campo no dia 15, contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos. Já o Bahia enfrenta o clássico Ba-Vi diante do Bahia, no dia 16, no Barradão.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 0 FLAMENGO
BAHIA
- Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Rezende e Iago; Acevedo, Jean Lucas e Everton Ribeiro (Kauê Furquim); Ademir (Kayky), Willian José (Cauly) e Tiago (Michel Araújo). Técnico: Rogério Ceni.
FLAMENGO - Rossi; Emerson Royal, Danilo, Léo Ortiz e Ayrton Lucas; Jorginho, De la Cruz (Luiz Araújo) e Arrascaeta (Wallace Yan); Carrascal (Plata), Pedro (Cleiton) e Samuel Lino (Bruno Henrique). Técnico: Filipe Luís.
GOLS - Willian José, aos 44 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS - Willian José, Kayky e Gilberto (Bahia); De La Cruz e Jorginho (Flamengo)
CARTÕES VERMELHOS - Danilo e Wallace Yan (Flamengo)
ÁRBITRO - Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
PÚBLICO - 48.634 torcedores
RENDA - R$ 2.599.289,00
LOCAL - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).