Redação | 05 de outubro de 2025 - 10h55

Todas as praias de Santos estão impróprias para banho, alerta Cetesb

Relatório semanal aponta que todo o litoral de Santos e parte da Baixada Santista apresentam níveis elevados de contaminação

LITORAL
Cetesb alerta para níveis altos de bactérias em 24 pontos do litoral paulista. - (Foto: Luigi Bongiovanni)

Quem pretende aproveitar o fim de semana nas praias de Santos, no litoral de São Paulo, deve ficar atento: todas as faixas de areia da cidade estão impróprias para banho, segundo o mais recente boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O relatório é atualizado semanalmente e segue válido até a próxima quinta-feira (9).

A Cetesb classifica uma praia como imprópria quando há mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 mililitros de água, um nível que representa risco à saúde dos banhistas. O contato com a água contaminada pode causar infecções e doenças de pele, ouvido e trato gastrointestinal.

Além de Santos, outras seis cidades da Baixada Santista também têm trechos com bandeira vermelha: Bertioga, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém. No total, 24 pontos estão impróprios em todo o litoral paulista.

Confira a lista completa divulgada pela Cetesb:

Bertioga

Guarujá

Santos

São Vicente

Praia Grande

Mongaguá

Itanhaém

A Cetesb recomenda que os banhistas evitem entrar na água em locais sinalizados como impróprios até que a qualidade volte a ser considerada adequada.