AP | 05 de outubro de 2025 - 14h00

Rússia ataca com drones e mísseis e mata civis em ofensiva noturna na Ucrânia

Zelensky pede reforço urgente de defesa aérea após bombardeios deixarem ao menos cinco mortos e dezenas de feridos

GUERRA NA UCRÂNIA
Complexo empresarial nos arredores de Lviv pega fogo após ataque russo com drones e mísseis. - Foto: Kateryna Klochko/AP

Um grande ataque aéreo russo atingiu nove regiões da Ucrânia durante a madrugada deste domingo (5), deixando pelo menos cinco civis mortos e outras dezenas de feridos, segundo informações oficiais do governo ucraniano. A ofensiva incluiu o lançamento de mais de 50 mísseis balísticos e cerca de 500 drones, segundo o presidente Volodmir Zelensky.

A ofensiva foi direcionada a infraestruturas civis, de acordo com a polícia ucraniana. Em Lviv, oeste do país, dois distritos ficaram temporariamente sem energia elétrica, e o transporte público foi suspenso nas primeiras horas do dia. Um complexo empresarial nos arredores da cidade foi atingido e ficou em chamas, segundo o prefeito Andriy Sadovyi, que enfatizou que o local “não estava vinculado a nenhuma atividade militar”.

O presidente Zelensky voltou a cobrar mais apoio do Ocidente, especialmente em relação a sistemas de defesa antiaérea. “Hoje, os russos novamente miraram em nossa infraestrutura, tudo o que garante que as pessoas possam viver uma vida normal”, escreveu ele em seu canal no Telegram. “Precisamos de mais proteção, uma implementação rápida de todos os acordos de defesa, especialmente em defesa aérea, para tornar esse terror aéreo inútil.”

Novos bombardeios em outras regiões

Os ataques se espalharam por várias regiões do país. Em Zaporizhzhia, uma mulher morreu e outras nove pessoas ficaram feridas — entre elas, uma adolescente de 16 anos — após um ataque com drones e bombas aéreas guiadas, segundo o governador regional Ivan Fedorov. Cerca de 73 mil casas ficaram sem energia, e vários prédios residenciais foram destruídos.

Na região de Ivano-Frankivsk, ao sul de Lviv, uma pessoa foi ferida, conforme informou a governadora Svitlana Onyshchuk. Já no leste da Ucrânia, em Sloviansk, uma bomba aérea guiada russa atingiu um bloco de apartamentos e deixou seis pessoas feridas, incluindo uma criança.

As autoridades locais relataram que, além dos mortos e feridos, dezenas de prédios residenciais, comércios, veículos e até um café foram danificados pelos ataques noturnos.

Esforço militar e impacto civil

Apesar dos constantes esforços militares da Ucrânia para conter os avanços russos, a vulnerabilidade da infraestrutura civil continua sendo um dos principais desafios. A repetição de ataques aéreos amplia a pressão sobre o governo ucraniano para reforçar sua defesa interna — especialmente nas regiões mais afastadas da linha de frente.

A ofensiva deste domingo é uma das maiores dos últimos meses em escala de armamentos utilizados e confirma a escalada da estratégia russa em atingir alvos de valor simbólico e impacto direto na vida da população civil.

Zelensky reforçou que apenas com o envio urgente de novos sistemas de defesa será possível proteger melhor a população e as estruturas essenciais do país.