Conferência em Luziânia discute justiça climática com participação de crianças e adolescentes
Evento nacional reúne estudantes de 11 a 14 anos para debater soluções sustentáveis em escolas e comunidades
EDUCAÇÃO AMBIENTALA cidade de Luziânia (GO), no entorno do Distrito Federal, recebe entre os dias 6 e 10 de outubro a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com foco em educação e justiça climática. O evento, promovido pelos ministérios da Educação, Meio Ambiente e Mudança do Clima e Ciência, Tecnologia e Inovação, tem abertura marcada para este domingo (5), às 17h.
Voltada para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a conferência promove o engajamento da comunidade escolar na construção de soluções sustentáveis para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o objetivo principal é fortalecer ações educativas em prol do meio ambiente, transformando as escolas em espaços sustentáveis, resilientes e com protagonismo estudantil.
Educação ambiental como ferramenta de transformação - A proposta da conferência é estimular escolas de todo o país a desenvolverem jornadas pedagógicas que envolvam pesquisa, produção de conhecimento e ações práticas nos territórios. Dessa forma, estudantes tornam-se agentes ativos na transformação social e ambiental das suas comunidades.
A edição deste ano também integra a agenda de preparação do Brasil para a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro, em Belém (PA).
Desde sua criação, a conferência já envolveu mais de 20 milhões de pessoas, entre estudantes, professores, gestores públicos e especialistas em meio ambiente.
Abertura com cultura e consciência - A programação de abertura terá o lançamento do guia socioambiental Parte da Gente: Por uma Ecologia do Encantamento, do artista e educador Marcos Aurélio Querubim, fundador da Companhia Cultural Emcantar. O grupo também apresentará o espetáculo Abraço no Planeta, que une música, teatro e poesia em um convite à preservação do meio ambiente.
O evento será realizado no Centro de Treinamento de Professores, na Avenida Alfredo Nasser, Área Especial nº 4, em Luziânia (GO).