Jiu-jítsu coloca jovem de Campo Grande no topo do pódio em campeonato internacional
O jovem atleta, que integra o Programa de Incentivo ao Atleta do Sesi, venceu na categoria infantil faixa amarela e já sonha em competir nos Estados Unidos
ARTES MARCIAISA manhã desta última quinta-feira (2) foi de festa na Escola Sesi de Campo Grande. O motivo? A chegada do aluno Lucas Jamal de Carvalho Alves, de apenas 11 anos, com uma medalha de ouro no peito. Ele venceu o World Jiu-Jitsu Championship, disputado no final de setembro no Rio de Janeiro.
Lucas, que cursa o 6º ano do ensino fundamental, foi recebido com um “corredor olímpico”, onde professores, colegas e familiares aplaudiram sua conquista. “Quero ser campeão mundial nos Estados Unidos”, contou o jovem atleta, que já mira voos mais altos no tatame.
O apoio veio do Programa de Incentivo ao Atleta (PIA), que oferece bolsas de estudo e suporte para alunos do Sesi que se destacam no esporte. A escola já fez recepções parecidas em outras ocasiões, mas essa foi especial: Lucas competiu com atletas de países como Paraguai, Argentina e Chile — e venceu.
Mais de 2.500 competidores participaram do evento, que reuniu jovens promessas do jiu-jítsu em uma das arenas olímpicas mais importantes do Brasil. E foi ali, entre tantos adversários, que Lucas brilhou.
A conquista é mais do que uma medalha. É um sinal de que Campo Grande tem futuro nos tatames. E que, com incentivo certo, os sonhos de um garoto podem chegar muito longe.