04 de outubro de 2025 - 11h50

Sinner estreia com vitória no Masters 1000 de Xangai e segue em busca do bicampeonato

Italiano número 2 do mundo vence Daniel Altmaier por duplo 6/3 e enfrentará Griekspoor na próxima rodada

ESPORTE
Após perder o US Open e a liderança do ranking, Sinner tenta defender título no Masters de Xangai. - Foto: Reprodução Jannik Sinner / instagram

Favorito ao título em Xangai, o italiano Jannik Sinner estreou com autoridade no Masters 1000 da China, neste sábado (4), ao vencer o alemão Daniel Altmaier por duplo 6/3, em apenas 1h38 de partida na Qizhong Forest Sports City Arena. Atual campeão do torneio, Sinner segue firme na busca pelo bicampeonato — feito que não ocorre desde Novak Djokovic, em 2012 e 2013.

Número 2 do mundo, o italiano dominou o jogo desde o início. Após o adversário confirmar o saque no primeiro game, Sinner conquistou três quebras seguidas, fechando o primeiro set sem dificuldades. No segundo, Altmaier não conseguiu manter o ritmo e foi novamente superado por 6/3.

"Não tive muito tempo para me adaptar aqui, mas isso torna tudo ainda mais especial. Cada dia, cada adversário é um desafio enorme", comentou Sinner após a vitória. Ele também citou o cansaço da recente conquista do ATP de Pequim, mas disse buscar equilíbrio entre descanso e treino.

Sinner enfrentará neste domingo o holandês Tallon Griekspoor, 31º do ranking, que derrotou o americano Jenson Brooksby por 2 sets a 1. Uma nova vitória deixará o italiano a 1.290 pontos de Carlos Alcaraz, atual líder do ranking e ausente do torneio por lesão. Em caso de título, a diferença entre os dois cairá para apenas 390 pontos.

Outro destaque da rodada foi Daniil Medvedev, campeão de Xangai em 2019. O russo não teve dificuldades para bater o tcheco Dalibor Svrcina, vindo do qualifying, por duplo 6/1. Com 22 winners e atuação sólida, Medvedev segue firme rumo às fases decisivas e enfrentará o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, 20º do ranking, na próxima rodada.

Já o alemão Alexander Zverev, terceiro do mundo, venceu o francês Valentin Royer com duplo 6/4, mas preocupa para a sequência do torneio. Ele sofreu uma torção no dedo do pé direito durante o saque, deixou a quadra mancando e será avaliado por médicos neste domingo. Zverev enfrentaria o francês Arthur Rinderknech, 54º do ranking.

O australiano Alex de Minaur, cabeça de chave número 7, avançou ao vencer o argentino Camilo Ugo por 6/4 e 6/2. A surpresa do dia ficou por conta do japonês Yoshihito Nishioka, que eliminou o russo Andrey Rublev (14º do mundo) por 2 sets a 1 — parciais de 2/6, 6/1 e 6/4.