Golpistas usam arquivo falso para clonar WhatsApp de moradora de Campo Grande
Vítima clicou em suposto comprovante de pagamento e teve o número invadido; criminosos usaram conta para aplicar golpes
OLHA O GOLPEUma moradora de Campo Grande teve o número do WhatsApp clonado após clicar em um arquivo suspeito que recebeu pelo próprio aplicativo. O caso aconteceu ontem (3), no bairro Jardim Noroeste.
Segundo a vítima, a mensagem chegou com o título de pagamento de uma agência bancária, acompanhada de um aviso de que só poderia ser aberto em computadores e que o navegador Chrome poderia exibir um alerta pedindo para “manter” o arquivo.
Acreditando se tratar de um comprovante bancário, ela clicou no link e, pouco tempo depois, percebeu que perdeu o acesso ao próprio WhatsApp. O número foi clonado e passou a ser usado pelos criminosos para enviar a mesma mensagem maliciosa a outros contatos da agenda, se passando por ela.
A vítima procurou a Depac Cepol, onde registrou boletim de ocorrência por invasão de dispositivo eletrônico. Ela também alertou conhecidos sobre a tentativa de golpe.
A orientação da polícia é não clicar em arquivos de origem desconhecida, mesmo que pareçam se tratar de comprovantes ou mensagens de bancos, e ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp para aumentar a segurança da conta.