Morre Edu Manga, ídolo do Palmeiras e destaque do futebol internacional nos anos 80
Meia-atacante de 58 anos lutava contra problemas renais e fez história em clubes do Brasil, México, Japão e Espanha
LUTOO futebol brasileiro perdeu nesta sexta-feira, 3, Eduardo Antônio dos Santos, o Edu Manga, um dos grandes nomes dos anos 1980, aos 58 anos. Revelado pelo Palmeiras, Edu também defendeu o Corinthians, a seleção brasileira e teve passagens de destaque em clubes do México, Japão e Espanha. Ele estava internado em Barueri devido a problemas renais.
Amigos e ex-companheiros lamentaram a morte do craque. O lateral Denys, que lhe deu o apelido de Manga, lembrou a longa amizade e a trajetória de sucesso: "Hoje é um dia triste, perdi um dos melhores amigos que tinha no futebol. Você foi um craque, admirava seu futebol. Vá com Deus, meu irmão".
Nascido em Osasco, Edu Manga estreou pelo Palmeiras em 1985 e atuou até 1989, somando 188 partidas e 44 gols. Conhecido pela habilidade em armar jogadas e pelos dribles precisos, conquistou convocações para a seleção brasileira, pela qual jogou nove vezes.
Após brilhar no Palmeiras, o meia seguiu para o América do México, onde marcou 37 gols em 50 jogos e conquistou a Liga dos Campeões da Concacaf e a Copa Interamericana em 1990. Teve passagem breve pelo Corinthians antes de atuar no Shimizu S-Pulse, no Japão, e em clubes como Emelec, Real Valladolid e América novamente, sendo lembrado como um dos melhores estrangeiros da história do clube espanhol.
No Brasil, Edu ainda vestiu as camisas de Athletico-PR, Rio Branco, Sport, Remo, Náutico e Figueirense, onde encerrou a carreira em 2002. O Palmeiras prestou condolências à família e amigos: "Nosso eterno Edu Manga, descanse em paz, craque!".