Iury de Oliveira | 03 de outubro de 2025 - 07h27

Fim de semana será de calor intenso e tempo seco em Campo Grande

Sistema de alta pressão eleva as temperaturas em todo o Mato Grosso do Sul

TEMPO
Campo Grande amanheceu com o céu nublado - (Foto: Lorena Sone)

Campo Grande terá um fim de semana marcado por sol forte, calor acima da média e baixa umidade do ar. Após uma quinta-feira (2) com pancadas de chuva e atividade elétrica intensa que somou mais de 230 raios em apenas uma hora , a sexta-feira (3) amanheceu com céu nublado, mas com previsão de tempo seco e temperatura chegando aos 30°C ao longo do dia.

Segundo a meteorologia, os próximos dias em Mato Grosso do Sul serão dominados por um sistema de alta pressão que inibe a formação de nuvens e garante tempo estável, especialmente no sábado e domingo. As máximas podem ultrapassar os 40°C em algumas regiões.

Pancadas isoladas deram lugar ao tempo firme - Na quinta-feira, Campo Grande foi atingida por chuvas rápidas e localizadas, acompanhadas por descargas elétricas. Entre 20h30 e 21h30, foram registrados 235 raios. Os maiores acumulados de chuva ocorreram no Carandá Bosque (10,1 mm), Jardim Panamá e Santo Amaro (9,8 mm), enquanto bairros como Vila Santa Luzia, Vila Carvalho e Universitário receberam 4,6 mm. A média geral foi de 6,6 mm.

Para esta sexta, ainda há variação de nebulosidade em várias áreas do Estado, mas a tendência é de tempo firme. No sul e cone-sul, há chance de chuvas leves e isoladas, com possibilidade de tempestades localizadas e rajadas de vento. Os termômetros variam entre 18°C e 28°C nessas regiões, enquanto no Pantanal e no sudoeste, a máxima pode chegar aos 34°C. No bolsão, norte e leste do Estado, o calor é ainda mais intenso, com máximas previstas de até 38°C. Os ventos devem soprar com força, podendo ultrapassar os 60 km/h.

Temperaturas sobem e umidade despenca no fim de semana - Com a atuação do sistema de alta pressão, o sol predomina em quase todas as regiões durante o fim de semana. A previsão indica temperaturas ainda mais elevadas, com máximas que podem bater os 41°C, especialmente no norte, bolsão e Pantanal.

O tempo seco também chama atenção. A umidade relativa do ar deve cair para níveis críticos entre 10% e 30% durante as tardes, índice considerado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A orientação é redobrar os cuidados com a saúde, manter a hidratação e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia. O risco de incêndios florestais também aumenta, exigindo ações de prevenção por parte da população e autoridades.

Em Campo Grande, o fim de semana será quente e seco. A previsão indica mínimas entre 22°C e 24°C e máximas que podem alcançar os 36°C. O vento sopra do leste/nordeste e pode chegar a rajadas acima dos 60 km/h.