Lula reafirma realização da COP30 em Belém e critica críticas à rede hoteleira da cidade
Presidente defende soberania do Brasil diante de questionamentos internacionais e promete garantir hospedagem a delegações africanas
COP30Durante a inauguração do Parque Linear da Nova Doca, em Belém (PA), nesta quinta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a reafirmar a realização da COP30 na capital paraense, prevista para 2025. Ele aproveitou o evento para criticar a cobertura da imprensa sobre os preços altos dos hotéis privados na cidade e comparou a situação com a Copa do Mundo de 2014, apontando o que chamou de preconceito interno e externo contra o Brasil.
“Se os hotéis fossem do governo, a mesma imprensa que reclama do preço alto estaria dizendo que o governo não sabe administrar e pedindo privatização. É sempre assim”, afirmou Lula, defendendo que, mesmo diante das críticas, o país está preparado para sediar o evento climático mais importante do planeta.
Lula também garantiu que o governo brasileiro vai oferecer apoio logístico às delegações de países africanos que participarão da COP30. Entre as medidas anunciadas estão:
- Reserva de dois navios para servir como instalações e hospedagem temporária durante o evento
- Apoio federal e estadual para garantir a estadia de representantes de nações africanas
O presidente reforçou que o Brasil manterá a sede do evento em Belém, mesmo com pressões externas para mudar o local.
“O Brasil não deve nada a nenhum país e é soberano na tomada das suas decisões”, disse Lula.
Em seu discurso, Lula fez uma analogia entre os questionamentos à realização da COP30 em Belém e as críticas recebidas durante a organização da Copa do Mundo de 2014.
Ele relembrou as denúncias sobre os gastos com os estádios e os protestos contra a então presidente Dilma Rousseff, que foi hostilizada na abertura do torneio. Para o petista, essas críticas revelam preconceito com a capacidade do Brasil de sediar grandes eventos internacionais.
“O maior preconceito que já houve com o Brasil foi na Copa de 2014. Todo mundo dizia que não íamos conseguir. E conseguimos”, declarou.
A inauguração do Parque Linear da Nova Doca, evento em que Lula fez os pronunciamentos, é uma das obras de infraestrutura preparatórias para a COP30. O projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e visa à revitalização urbana de Belém para receber os visitantes e delegações internacionais em 2025.