Corregedoria entrega relatórios provisórios de correição das Varas Cíveis de Campo Grande
Atividade avalia funcionamento das unidades judiciais, identifica boas práticas e orienta aprimoramento da prestação jurisdicional
JUSTIÇANo dia 24 de setembro, o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Ruy Celso Barbosa Florence, entregou os relatórios provisórios de correição judicial aos magistrados titulares das 16 Varas Cíveis da comarca de Campo Grande.
O cronograma das correições foi definido pela Portaria nº 126.0.082.0007/2025, que estabelece o calendário das correições ordinárias nas unidades judiciais de primeiro grau do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul durante o biênio 2025/2026.
As correições ocorreram em duas etapas:
- Preparatória (1º a 19 de setembro): extração de relatórios, coleta e análise de dados estatísticos e realização de reuniões preparatórias.
- Presencial (22 a 24 de setembro): acompanhamento e monitoramento in loco dos serviços judiciários, orientação e esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos correicionais, além da apresentação do termo provisório de correição.
O objetivo da atividade correcional é avaliar o funcionamento das unidades judiciais de primeira instância, verificar a realidade dos serviços prestados, identificar boas práticas de gestão e expedir orientações e determinações para aprimorar a prestação jurisdicional.
O Desembargador Ruy Celso destacou que os relatórios definitivos serão disponibilizados no portal da Corregedoria-Geral da Justiça, em conformidade com o princípio da transparência, defendido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Até o momento, já foram publicados 80 relatórios em 2025, referentes a outras unidades judiciárias do Estado.
Segundo Florence, a iniciativa reafirma o compromisso da Corregedoria com ética, legalidade e responsabilidade no exercício das funções de orientação e fiscalização administrativa, pautadas na atuação de seus membros e servidores.