02 de outubro de 2025 - 13h55

Yeltsin Jacques conquista ouro no Mundial Paralímpico de Atletismo na Índia

Atleta sul-mato-grossense também levou a prata nos 5.000 metros e soma seis medalhas em Mundiais da modalidade

ESPORTE
Sul-mato-grossense Yeltsin Jacques conquistou ouro nos 1.500m T11 no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Nova Déli. - Foto: Wander Roberto/ CPB

O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques brilhou mais uma vez no cenário internacional. Na manhã desta terça-feira (30), o atleta paralímpico conquistou a medalha de ouro nos 1.500 metros da classe T11, destinada a competidores com deficiência visual, no Mundial Paralímpico de Atletismo, disputado em Nova Déli, na Índia.

Yeltsin é beneficiário do programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).

O ouro consolida o excelente início do brasileiro na competição. Na segunda-feira (29), ele já havia conquistado a medalha de prata nos 5.000 metros T11, resultado que inaugurou o quadro de medalhas do Brasil no torneio e marcou o início oficial do ciclo paralímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028.

As provas foram disputadas em clima de alta intensidade, com adversários de nível técnico elevado e condições externas desafiadoras. Além da distância e do fuso horário, os atletas enfrentaram as dificuldades impostas pelo clima indiano.

“Tivemos alguns desafios, como a distância, fuso horário, questão cultural. Aqui o clima é bem diferente do que estamos acostumados, muito poluído. O calor é diferente, com um sol que arde mais e a poluição pesa bastante”, contou Yeltsin após a prova.

Mesmo diante das adversidades, o brasileiro mostrou controle de ritmo e experiência. “É o primeiro grande evento do ciclo Los Angeles, então com certeza isso mostra que estamos bem preparados e condicionados rumo ao Campeonato Paralímpico. Ainda teremos o Parapan-Americanos no meio do caminho. Desde 2013 participo de mundiais adultos, este é o sexto e sigo construindo história para o Brasil no esporte paralímpico. Só tenho a agradecer. Estou muito feliz”, afirmou o atleta.

Com o resultado, Yeltsin Jacques soma agora seis medalhas em seis edições do Campeonato Mundial: duas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

A próxima etapa da preparação será em Lima, no Peru, onde o corredor disputará mais uma competição internacional importante neste ciclo paralímpico. Ao contrário do anterior, afetado pela pandemia, este será o primeiro ciclo completo até Los Angeles 2028.

A delegação brasileira no Mundial de Nova Déli foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e conta com 50 atletas e 10 atletas-guia. Esta é a 12ª participação do Brasil no evento.