Ancelotti confirma Hugo Souza na seleção e Corinthians deve ter desfalque contra o Santos
Goleiro alvinegro foi convocado para amistosos do Brasil na Ásia e dificilmente terá condições físicas e logísticas para atuar na rodada seguinte do Brasileirão
ESPORTEO técnico Carlo Ancelotti definiu os goleiros que defenderão a seleção brasileira nos próximos amistosos contra Coreia do Sul e Japão, marcados para os dias 10 e 14 de outubro, respectivamente. Com Alisson fora da lista, Ederson (do Fenerbahçe) e Hugo Souza (do Corinthians) foram os escolhidos para os compromissos na Ásia.
A convocação, no entanto, gera impacto direto no planejamento do Corinthians. O clube entra em campo no dia 15 de outubro, contra o Santos, na Vila Belmiro, menos de 36 horas após o término da partida da seleção contra o Japão. Com isso, é praticamente certo que Hugo não estará à disposição do técnico Dorival Júnior.
A seleção enfrenta o Japão em Tóquio na manhã de terça-feira (14), às 7h30 (horário de Brasília). Considerando a duração média de um voo Japão–São Paulo (cerca de 26 horas), Hugo só chegaria ao Brasil na manhã de quarta-feira (15), data do clássico alvinegro, com tempo insuficiente para recuperação física e deslocamento até a Baixada Santista.
O próprio goleiro reconheceu que dificilmente conseguirá atuar pelo Corinthians nessa rodada. “Infelizmente, não vou conseguir ajudar minha equipe na volta por conta do fuso horário, viagem longa. Quem tiver de jogar está muito preparado”, disse Hugo, após a partida contra o Internacional, nesta quarta-feira, pelo Brasileirão.
Com a provável ausência de Hugo Souza, o Corinthians deve recorrer a opções como Felipe Longo, Kauê ou Matheus Donelli para o clássico contra o Santos. Todos vêm sendo preparados para assumir a posição quando necessário.
Em uma situação parecida, na Copa do Brasil deste ano, o clube fretou um voo da Bolívia para garantir o retorno de Hugo em tempo para enfrentar o Athletico-PR, quando ele foi decisivo ao defender um pênalti. Desta vez, o clube não deve repetir a logística especial.
Apesar do impacto no calendário do Corinthians, a convocação reforça a confiança do técnico Carlo Ancelotti no potencial de Hugo Souza. O goleiro vem sendo presença constante nas listas do italiano e deverá ser titular no segundo amistoso.
“O Hugo deve jogar o segundo jogo. No primeiro, teremos o Ederson, que é muito importante para nós. Queremos ver o Hugo atuando com a camisa do Brasil”, afirmou Ancelotti em entrevista coletiva na sede da CBF. “A avaliação não é porque ele é bom nos pênaltis, mas porque é um bom goleiro. O que mais gostamos é que defenda com a mão, antes dos pés.”
Além de Hugo, apenas Bento esteve presente em todas as convocações feitas por Ancelotti até agora. A consistência nas chamadas lembra o histórico de Cássio na era Tite, quando o ídolo corintiano garantiu vaga na Copa do Mundo de 2018.
Em 2017, Cássio passou por situação semelhante: atuou pela seleção contra o Japão na França e desfalcou o Corinthians em três rodadas do Brasileirão. Naquela ocasião, Caíque França assumiu o gol e foi decisivo na reta final que culminou com o título nacional.