02 de outubro de 2025 - 10h30

JBS anuncia em MS investimento de US$ 70 milhões na produção de frangos no Paraguai

Comunicado foi feito durante visita do presidente do Paraguai à unidade da Seara em Dourados; projeto deve gerar mais de mil empregos

ECONOMIA
(Foto: DIvulgação/JBS)

Investimento de US$ 70 milhões na produção de frangos no Paraguai foi anunciado nesta quinta-feira (2) em Dourados, a 250 km de Campo Grande, durante a visita do presidente paraguaio Santiago Peña à unidade da Seara. O aporte será feito pela JBS nos próximos dois anos e marca a expansão da atuação da empresa no país vizinho.

O projeto começa com a aquisição da marca local Pollos Amanecer, cuja planta industrial está localizada em Campo 9, no departamento de Caaguazú. A região é estratégica, próxima das três maiores cidades paraguaias — Assunção, Ciudad del Este e Luque — e com fácil acesso a grãos.

A fábrica passará por modernização e ampliação, com previsão de atingir capacidade para processar 100 mil aves por dia. No ritmo total de operação, deve empregar aproximadamente 1.100 pessoas, entre setor administrativo e produção. O complexo ainda contará com incubatórios, uma fábrica de ração e 28 granjas para material genético.

De acordo com o CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, o Paraguai oferece ambiente favorável para a avicultura. “Esse investimento reforça nossa estratégia de crescimento e diversificação. A nova operação deve gerar emprego, renda e produtos de alta qualidade para o mercado global”, afirmou.

Projeto envolve produtores da região - Hoje, a planta opera com frangos criados em 19 galpões. A meta é expandir para 139 estruturas com o apoio de produtores integrados, muitos deles descendentes de menonitas canadenses que vivem na região desde os anos 1950.

Além de abastecer o mercado interno paraguaio, a produção também deve mirar exportações, fortalecendo a presença do país no comércio internacional de proteína animal.