Da Redação | 02 de outubro de 2025 - 10h20

Espetáculo 'A Sbørnia Kontr'Atracka' chega a Campo Grande com humor e crítica social

Montagem mistura música, teatro e projeções em única apresentação no Teatro Glauce Rocha no dia 16 de outubro

PEÇA TEATRAL
No palco, retornam os icônicos personagens criados por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky (19572014), que marcaram época com "Tangos e Tragédias - (Foto: Ronaldo Canos)

Campo Grande recebe no próximo dia 16 de outubro o espetáculo "A Sbørnia Kontr'Atracka", que irá provocar gargalhadas e reflexões com uma mistura inusitada de música, teatro e crítica social. A apresentação acontece às 20h no Teatro Glauce Rocha, com ingressos já disponíveis pela Blueticket.

A história se passa em um país fictício que se separou do continente após explosões nucleares desastrosas. Agora à deriva, a ilha da Sbørnia sobrevive reciclando o “lixo cultural” do mundo. Entre absurdo e poesia, o espetáculo conduz o público por situações improváveis e simbólicas, sempre com muito humor.

A apresentação acontece às 20h no Teatro Glauce Rocha, com ingressos já disponíveis pela Blueticket - (Foto: Ronaldo Canos)

No palco, retornam os icônicos personagens criados por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky (1957–2014), que marcaram época com "Tangos e Tragédias". Gomez interpreta o violinista Kraunus Sang, ao lado de Simone Rasslan (Nabiha), Tales Melati (professor MenThales) e Gabriella Castro (Pierrot Lunaire). O Maestro Plestkaya, eternizado por Nicolaiewsky, também participa por meio de projeções.

Tecnologia e imersão cênica - Desenvolvido ao longo de nove anos, o projeto integra linguagens como artes visuais, cinema e performance ao vivo. Trechos da animação "Até que a Sbørnia nos Separe" são exibidos no palco, além de projeções criadas por Rique Barbo. Corais de meninas caracterizadas como colegiais interagem com as cenas, adicionando mais camadas à encenação.

O espetáculo tem som surround assinado por Edu Coelho, iluminação de Heloiza Averbuck e uma cenografia que alia humor nonsense, música ao vivo e crítica social. "Expandimos o conceito original para outras artes, com personagens novos e muita interação", explica Hique Gomez.

A Sbørnia já foi além dos palcos. Ganhou versão em quadrinhos nos anos 1990, virou filme em 2013 e, mais recentemente, série premiada: "Sbørnia em Revista", que conquistou três troféus no Rio Web Festival, incluindo melhor websérie nacional e internacional.

Serviço:
Espetáculo: A Sbørnia Kontr’Atracka
Local: Teatro Glauce Rocha – UFMS, Campo Grande/MS
Data: 16 de outubro (quinta-feira), às 20h
️ Ingressos: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia)
Vendas: Blueticket
Classificação: Livre