Weslley Galzo | 01 de outubro de 2025 - 21h15

Lewandowski alerta para influência estrangeira em ações contra instituições brasileiras

Ministro da Justiça cita "influxo do exterior" em retrocessos democráticos sem mencionar países específicos

POLÍTICA
O ministro Ricardo Lewandowski falou de 'influxos externos" que ameaçaram instituições do País. - (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (1º) que recentes ações atentatórias às instituições republicanas no Brasil tiveram um claro “influxo do exterior”. Embora não tenha citado países diretamente, Lewandowski fez referência à pressão internacional relacionada ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Como sou membro do governo, não posso nomear para não incidir em gafe diplomática, mas todos sabem a quais países e situações estou me referindo”, declarou o ministro, destacando que a democracia brasileira já sofre interferências da política e geopolítica internacional há algum tempo.

As observações foram feitas durante o seminário “Observando a democracia: Desafios e Oportunidades para o Estado de Direito na Era Digital”, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Lewandowski relembrou ainda o golpe de 1964, afirmando que, na época, também houve ingerência de uma potência estrangeira. Segundo ele, os retrocessos recentes no Brasil refletem um claro influxo externo nas práticas políticas do país.