Agência Estado | 01 de outubro de 2025 - 19h00

Ancelotti prioriza atletas da Europa e chama apenas dois jogadores do Brasileirão

Treinador da seleção brasileira anuncia lista de 26 jogadores para amistosos contra Coreia do Sul e Japão

SELEÇÃO BRASILEIRA
Carlo Ancelotti deu prioridades a atletas que atuam na Europa e só chamou dois do Brasileirão. - (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

O técnico Carlo Ancelotti anunciou a terceira convocação da seleção brasileira para os amistosos de outubro contra Coreia do Sul e Japão, dando prioridade a atletas que atuam em clubes europeus. Ao todo, 24 jogadores foram chamados do continente europeu e apenas Hugo Souza (Corinthians) e Fabrício Bruno (Cruzeiro) representam o futebol brasileiro.

O treinador confirmou que o goleiro do Corinthians será titular em um dos confrontos, provavelmente contra o Japão em Tóquio, enquanto Ederson, retornando à equipe, deve começar a partida diante da Coreia do Sul. Sobre Hugo Souza, Ancelotti elogiou: “Não é apenas por ser bom nos pênaltis. Tem personalidade e defende bem com as mãos, que é o mais importante”.

A decisão de convocar poucos atletas do Brasileirão se deve ao curto intervalo entre os amistosos e as partidas do campeonato nacional, além das longas viagens à Coreia e ao Japão. O treinador afirmou que, na próxima convocação em novembro, haverá mais equilíbrio entre jogadores do Brasil e da Europa.

Fabrício Bruno aproveitou a ausência de titulares na zaga — Marquinhos, Alexsandro e Bremer estão lesionados — para ser novamente chamado. “Gostei do Fabrício Bruno contra a Bolívia, em uma situação complicada. Ele estará disponível para o segundo jogo”, explicou Ancelotti.

O técnico ressaltou que não pretende fazer experimentos nesta convocação, apesar de acompanhar outros nomes que podem ganhar oportunidades nos próximos meses: “A ideia para os próximos meses é clara. Não quero inventar, porque o futebol já foi inventado há muito tempo”.

O Brasil enfrenta a Coreia do Sul no dia 10, às 8h (horário de Brasília), em Seul, e o Japão no dia 14, às 7h30, em Tóquio. Os amistosos fazem parte da preparação para a Copa do Mundo de 2026, com foco em observar diferentes estilos de jogo.