Raisa Toledo | 01 de outubro de 2025 - 18h00

Ciro Nogueira cobra definição de André Fufuca entre ministério e comando do PP

Presidente do Progressistas disse que ministro do Esporte deve escolher até a próxima semana se segue no governo Lula ou na liderança partidária no Maranhão

GOVERNO LULA OU PP?
Ciro Nogueira afirmou que Fufuca pode perder o comando do PP no Maranhão. - (Foto: Gabriela Biló/Estadão)

O presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), afirmou nesta quarta-feira (1º) que o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), terá de decidir até a próxima semana se permanece no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou se segue a orientação do partido.

“Fufuca terá que fazer uma escolha definitiva entre permanecer como integrante do partido ou manter sua posição no governo até a próxima semana”, disse Nogueira em entrevista à CNN.

Segundo o senador, não há intenção de expulsar o ministro da legenda. No entanto, caso opte por continuar no Executivo, Fufuca perderá o comando do Progressistas no Maranhão. “Eu duvido que ele prefira perder o comando do partido dele do que ficar no governo”, afirmou.

Nogueira lembrou que a direção nacional do PP proibiu que membros com mandato se afastem de cargos partidários para assumir funções no governo federal. A medida foi direcionada especialmente a Fufuca e ao deputado Celso Sabino (União Brasil-PA). “O prazo foi dado até a próxima semana. Depois vocês vão ver, com as atitudes que os partidos vão tomar, se isso é pra valer ou não”, declarou.

O deputado Celso Sabino, que ocupa o Ministério do Turismo, chegou a protocolar uma carta de demissão ao presidente Lula na última sexta-feira (26), data-limite fixada por sua legenda, mas continua no cargo.

De acordo com a determinação do União Brasil, Sabino deve retornar à Câmara dos Deputados e atuar de forma alinhada ao governo na Casa.