Da Redação | 01 de outubro de 2025 - 14h50

Presidente da ALEMS reforça compromisso com neutralidade de carbono no Estado

Evento reúne autoridades e especialistas para debater preservação ambiental e papel do MS na agenda climática global

PRÉ-COP30
Presidente da Assembleia destaca redução das queimadas e afirma que sustentabilidade é ativo estratégico do estado - (Foto: Divulgação)

Campo Grande sediou nesta terça-feira (30) o Pré-COP30 Oficial Bioma Pantanal, encontro preparatório para a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro em Belém (PA). O evento reuniu governadores, autoridades, pesquisadores e representantes da sociedade civil para discutir como estados e municípios podem atuar na agenda do clima e da biodiversidade.

Na abertura, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro, afirmou que o Estado tem sido exemplo de compromisso ambiental. Para ele, MS deve ser reconhecido como protagonista internacional na pauta climática.

“O Brasil não é o vilão, e o Mato Grosso do Sul muito menos. Estamos comprometidos com a sustentabilidade e com a neutralidade de carbono que buscamos alcançar”, disse.

Gerson Claro também lembrou que o cenário de queimadas críticas em 2024 deu lugar a um quadro de controle em 2025, resultado de políticas públicas e da ação conjunta de governo, instituições e sociedade. “Sustentabilidade é um ativo nosso. Precisamos mostrar ao mundo que o Pantanal é símbolo de compromisso com a preservação, com a transição energética e com políticas inovadoras, como o Fundo Pantanal”, ressaltou.

Com o Pré-COP30, Mato Grosso do Sul se posiciona como articulador de soluções sustentáveis que conciliam desenvolvimento e preservação, fortalecendo sua presença no debate global sobre mudanças climáticas.