Redação O Estado de S. Paulo | 01 de outubro de 2025 - 11h20

Soprano brasileira recebe honraria do Reino Unido por trabalho em prol da música feminina

Gabriella di Laccio foi nomeada Membro da Ordem Mais Excelente do Império Britânico pelo rei Charles III, em reconhecimento à fundação Donne

MÚSICA
A cantora brasileira Gabriella Di Laccio - Foto: Divulgação/Anatole Kaplouch

A soprano brasileira Gabriella di Laccio foi condecorada nesta terça-feira (30) pelo rei Charles III como Membro da Ordem Mais Excelente do Império Britânico, em reconhecimento ao seu trabalho com a fundação Donne, que promove a visibilidade de mulheres no cenário musical.

O título, concedido pelo Reino Unido desde 1917, homenageia pessoas que prestam serviços notáveis em suas áreas de atuação. Gabriella também possui um recorde no Guinness Book por realizar a transmissão ao vivo de música acústica mais longa da história.

Em suas redes sociais, a cantora compartilhou uma foto da medalha e agradeceu: “Obrigada a todos que fazem parte da minha jornada. Sinto-me verdadeiramente abençoada.”

A Donne surgiu em 2018, de maneira inesperada, quando Gabriella encontrou uma enciclopédia de mulheres compositoras em um sebo. Na época, ela percebeu o quanto conhecia pouco sobre essas artistas e decidiu tornar seu trabalho mais acessível. “Queria tirar o nome delas daquela enciclopédia e apresentar de forma menos acadêmica, fácil de achar. Foi uma caixa de Pandora que se abriu na minha vida e nunca mais se fechou”, contou em entrevista ao programa Mulheres Reais, da Rádio Eldorado.

Sobre a condecoração, Gabriella disse estar emocionada: “Vai ser um dia muito lindo, de muita alegria. Quero que o Brasil saiba que vou estar trazendo o País comigo, no meu coração.”