Iury de Oliveira | 01 de outubro de 2025 - 07h32

Outubro começa com tempo instável e risco de tempestade em Campo Grande

Céu carregado, ventos fortes e possibilidade de granizo marcam o início do mês em várias regiões de Mato Grosso do Sul

TEMPO
No bairro Vila Sobrinho, o tempo permanece nublado com possiblidades de chuva - (Foto: Rafael Rodrigues)

O mês de outubro já começou com mudanças bruscas no clima em Campo Grande. A quarta-feira amanheceu sob céu escuro, com registro de chuvas em diferentes bairros da cidade e previsão de tempestades, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão aponta rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h, além de possibilidade de queda de granizo em diversas áreas do estado.

Na capital, moradores dos bairros Jardim Imá, Jardim Paulista, São Bento, Jardim dos Estados e Tiradentes já enfrentaram chuvas nesta manhã. O alerta meteorológico se estende para as regiões oeste, sudoeste e centro-sul do Mato Grosso do Sul, incluindo o município de Maracaju, que também teve pista molhada logo cedo.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as instabilidades atmosféricas são resultado da interação entre áreas de baixa pressão e a entrada de ar quente e úmido. Esse cenário favorece a formação de chuvas entre leves e moderadas, mas com possibilidade de tempestades localizadas acompanhadas de raios e ventos fortes.

Mesmo com o tempo fechado, o calor ainda predomina em boa parte do Estado. Em Campo Grande, os termômetros variam entre 24°C e 32°C. Corumbá registra mínima de 26°C e máxima de 33°C, enquanto Aquidauana tem previsão entre 25°C e 33°C.

Outros municípios também enfrentam calor intenso. Em Coxim, a temperatura pode variar entre 24°C e 39°C — uma das maiores amplitudes do dia. Em Três Lagoas, a máxima prevista é de 38°C e, em Paranaíba, os termômetros devem marcar entre 25°C e 37°C.

Na região sul do Estado, o clima deve ser mais ameno. Em Dourados, as temperaturas oscilam entre 21°C e 28°C. Já em Ponta Porã e Iguatemi, as máximas não devem ultrapassar os 25°C e 26°C, respectivamente. Anaurilândia terá variação entre 23°C e 33°C, enquanto em Camapuã os termômetros devem marcar entre 23°C e 36°C.

O Inmet reforça a importância de atenção redobrada em áreas de risco durante a vigência do alerta, especialmente em locais com histórico de alagamentos ou quedas de energia causadas por ventos e raios.