Osvaldo Júnior | 30 de setembro de 2025 - 17h15

Governo terá técnico da Oi na Sejusp para evitar falhas nos serviços 190 e 193 em Mato Grosso do Sul

Medida foi anunciada após série de problemas nas chamadas de emergência; comissão será criada para monitorar falhas

SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA
Proposta pelos deputados Junior Mochi e Pedro Kemp, reunião objetivou buscar soluções para falhas nos serviços 190 e 193. - (Foto: Wagner Guimarães)

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) contará, a partir de agora, com a presença permanente de um técnico da operadora Oi para agilizar a solução de falhas nos serviços de emergência 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros). A decisão foi anunciada nesta terça-feira (30) durante uma reunião técnica na Assembleia Legislativa (ALEMS).

O encontro, realizado na Sala Deputado Onevan de Matos, foi proposto pelos deputados Junior Mochi (MDB) e Pedro Kemp (PT) após reclamações da população e da Câmara de Vereadores de Naviraí, que registraram dificuldades no acesso aos números de emergência em agosto e setembro. Participaram representantes da Sejusp e das operadoras Oi, responsável pelo contrato estadual, e Vivo.

Segundo o coronel Wandner Valdivino Meirelles, coordenador de Tecnologia, Informática e Radiocomunicação da Sejusp, só em 2023 foram contabilizadas 370 falhas nos canais de emergência em Mato Grosso do Sul. Do total, 265 casos foram de paralisação completa e 105 de perda de rota — quando a ligação não chega ao destino correto. O mês de setembro registrou o maior número de ocorrências, com 100 problemas reportados.

Para reduzir as falhas, a Oi informou que está em processo de modernização de sua rede. A empresa vem substituindo a tecnologia TDM (Time Division Multiplexing), baseada em comunicação física, pela SIP (Session Initiation Protocol), mais moderna e virtual. Essa mudança permitirá que, diante de qualquer falha, o sistema encontre em milissegundos uma rota alternativa para completar a chamada. Atualmente, 96% da rede no estado já utiliza o novo sistema, e a migração total deve ser concluída até novembro.

Além da presença do técnico da Oi na sede da Sejusp, uma comissão será criada para monitorar de forma sistemática as falhas e buscar soluções rápidas, informou o superintendente de Segurança Pública, delegado Tiago Macedo dos Santos.

Os deputados Junior Mochi e Pedro Kemp avaliaram a reunião como positiva e destacaram que a qualidade dos serviços 190 e 193 é essencial para garantir a segurança da população e o combate à violência.