Redação O Estado de S. Paulo | 30 de setembro de 2025 - 09h55

Wagner Moura desponta como favorito ao Oscar 2026

Ator brasileiro lidera apostas da Variety após vencer em Cannes; longa de Kleber Mendonça Filho também é cotado em outras categorias

CINEMA
O longa brasileiro estreia nos cinemas em 6 de novembro e é destaque em premiações internacionais - Foto: Xavier Galiana/AFP

O ator Wagner Moura surge como o grande favorito ao Oscar 2026 de Melhor Ator, segundo a revista americana Variety. O destaque se deve à sua atuação em O Agente Secreto, novo filme de Kleber Mendonça Filho, que já garantiu prêmios de Melhor Ator (Moura) e Melhor Diretor (Mendonça) no Festival de Cannes.

Clayton Davis, editor da Variety — o mesmo que previu a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025 —, coloca Moura à frente de nomes de peso como Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Dwayne Johnson (Coração de Lutador), Timothée Chalamet (Marty Supreme) e Ethan Hawke (Blue Moon).

Além da atuação de Moura, o longa também aparece entre os favoritos a Melhor Direção, Roteiro Original e Melhor Filme.

A trama de 'O Agente Secreto'

Ambientado no Recife de 1977, o filme acompanha Marcelo, especialista em tecnologia que retorna à cidade natal em busca de tranquilidade, mas precisa enfrentar um passado enigmático e um ambiente hostil.

O elenco reúne Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho. A estreia nos cinemas brasileiros está marcada para 6 de novembro.

Na última sexta-feira (26), Moura recebeu o Golden Eye Award, no Festival de Zurique, tornando-se o primeiro ator sul-americano a ser homenageado com o prêmio.

“É um reconhecimento que eu carrego, e entendo que não é apenas sobre mim, ou o que faço, mas sobre o cinema sul-americano. E isso me deixa muito orgulhoso", afirmou.

O diretor Kleber Mendonça Filho também exaltou o parceiro de longa data: “Ele é incrivelmente carismático. Uma estrela do cinema, um grande ator e uma ótima pessoa. Ou seja, é o pacote completo.”