Elisa Lucinda se pronuncia sobre prisão da sobrinha Bárbara Marques
Atriz informou que família acompanha o caso com orientação jurídica; brasileira foi detida pela imigração em Louisiana, nos EUA
CELEBRIDADESA atriz Elisa Lucinda se manifestou nesta segunda-feira (29) sobre a prisão da sobrinha, a cineasta brasileira Bárbara Marques, em Los Angeles. Em publicação nas redes sociais, a artista afirmou que a família acompanha o caso com orientação jurídica e aguarda uma decisão da Justiça norte-americana.
Bárbara foi detida pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE) no último dia 16 de setembro, após comparecer a uma audiência sobre seu pedido de green card. Segundo Lucinda, a defesa optou por esperar os próximos passos do processo.
“Vamos ter que aguardar mais algumas horas para termos novas informações atualizadas. Agradeço o carinho de todo mundo”, escreveu a atriz.
De acordo com o marido, o montador e ator norte-americano Tucker May, Bárbara foi transferida para um centro de detenção na Louisiana, onde estaria enfrentando condições precárias, como falta de cama, períodos longos sem alimentação e ausência de tratamento médico para um problema na coluna.
“Ela não tem antecedentes criminais, mas está recebendo um tratamento desumano que não seria aceitável nem para criminosos perigosos”, denunciou May em postagem no Instagram.
Prisão após audiência migratória
Segundo relatos, a cineasta foi separada do advogado durante a audiência e levada sob custódia, em razão de uma audiência judicial de 2019 da qual não teria sido notificada. Inicialmente, foi encaminhada ao Centro de Detenção de Adelanto, na Califórnia, e depois transferida para outra unidade.
A defesa chegou a apresentar uma ordem judicial para impedir sua deportação, mas mesmo assim houve movimentações de transferência, gerando dificuldades no acesso a informações sobre seu paradeiro.
Diante da situação, Tucker May iniciou uma campanha nas redes sociais para dar visibilidade ao caso e pedir apoio da mídia e das autoridades norte-americanas. Amigos e artistas brasileiros também manifestaram solidariedade, entre eles Zélia Duncan e Malu Galli.
Quem é Bárbara Marques
Nascida em Vitória (ES) e formada em Cinema pela Universidade Estácio de Sá, Bárbara Marques vive nos Estados Unidos desde 2018, é casada e atua como diretora e roteirista. Entre seus trabalhos estão os curtas Dia de Cosme e Damião (2016) e Cartaxo (2020). Em entrevistas, já destacou que seu interesse pelas artes foi inspirado pela tia, Elisa Lucinda.