30 de setembro de 2025 - 08h40

Alcaraz conquista título do ATP 500 de Tóquio após vencer Fritz na final

Espanhol chega ao 24º troféu da carreira e mantém domínio no circuito mesmo após lesão no tornozelo

ESPORTE
Alcaraz terminou a partida com 29 winners contra 19 do adversário e 20 erros, um a menos do que Fritz. - (Foto: Hiroshi Sato)

O espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do ranking mundial, confirmou o favoritismo e venceu o norte-americano Taylor Fritz nesta terça-feira (30) na final do ATP 500 de Tóquio. Em 1h33 de jogo, o espanhol fechou a partida por 2 sets a 0 (6/4 e 6/4), garantindo o seu oitavo título na temporada.

O resultado amplia a impressionante campanha do jovem de 22 anos, que soma 67 vitórias em 73 jogos no ano e já acumula 24 títulos da ATP, sendo seis de Grand Slam. Contra Fritz, quinto do mundo, Alcaraz mostrou consistência e agora tem quatro vitórias em cinco confrontos contra o rival.

O título no Japão também teve um peso especial: o espanhol jogou parte do torneio com dores no tornozelo, após torção sofrida nas oitavas contra o argentino Sebastian Baez. Mesmo limitado fisicamente, superou os adversários até erguer o troféu.

No primeiro set, Alcaraz conseguiu uma quebra no quinto game e administrou a vantagem para fechar em 6/4.

No segundo set, Fritz pediu atendimento por dores no joelho e perdeu o saque logo no início. Alcaraz abriu 4/1, sofreu reação do rival, mas confirmou a vitória com novo 6/4.

Enquanto isso, na China, o italiano Jannik Sinner (nº 2 do ranking) garantiu vaga na decisão do ATP 500 de Pequim ao derrotar o australiano Alex De Minaur (8º) por 2 sets a 1 (6/3, 4/6 e 6/2), em 2h20 de partida.

Será a nona final consecutiva de Sinner, que busca o seu 21º título na carreira e o terceiro na temporada. Ele enfrentará o americano Learner Tien, que avançou após a desistência do russo Daniil Medvedev, vítima de cãibras no terceiro set.