Raisa Toledo | 29 de setembro de 2025 - 20h00

Ratinho Júnior usa IA e aparece como jedi em vídeo para impulsionar candidatura

Governador do Paraná aposta em peça digital inspirada em Star Wars para fortalecer projeto presidencial em 2026

POLÍTICA
Ratinho Júnior como jedi de Star Wars em peça publicitária em suas redes sociais. - (Foto: @ratinho_junior via Instagram)

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), deu mais um passo na sua estratégia para se projetar nacionalmente como pré-candidato à Presidência da República em 2026. No último domingo (28), ele publicou nas redes sociais um vídeo criado com inteligência artificial em que aparece como um guerreiro jedi, da saga Star Wars, enfrentando inimigos que representam problemas do país.

Na peça, os adversários do “jedi” paranaense são soldados do Império Galáctico, identificados com palavras como “contas no vermelho”, “falta de investimento”, “mordomia”, “desemprego” e “crime”. A narração apresenta o Paraná como “um lugar em uma galáxia não muito distante” e descreve o Estado como referência do que pode ser aplicado em nível nacional. O vídeo termina com o slogan “modelo Paraná”, acompanhado da frase: “o que deu certo aqui, vai dar certo para o Brasil”.

Ratinho Júnior vem ampliando sua agenda em outros Estados, com foco em encontros com empresários e representantes do mercado financeiro. A movimentação reforça sua disposição em disputar o Palácio do Planalto, descartando outras possibilidades, como concorrer ao Senado.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ratinho Junior (@ratinho_junior)


 

Nos bastidores, aliados destacam que o espaço aberto pela queda de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) nas pesquisas eleitorais ampliou a viabilidade do governador paranaense como alternativa para o campo da direita.

O desempenho do Paraná tem sido usado como cartão de visitas da pré-campanha. Uma pesquisa Genial/Quaest revelou que 84% da população aprova sua gestão, índice que fortalece sua narrativa de eficiência administrativa.

Além disso, a imagem de Ratinho Júnior é considerada mais moderada em comparação a Tarcísio e menos ligada diretamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O governador evita embates com o Supremo Tribunal Federal (STF) e não aderiu a pautas polêmicas do bolsonarismo, como a defesa de anistia irrestrita aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.