Leonardo Neto | 29 de setembro de 2025 - 18h00

Morre o sambista Marquinho PQD, parceiro de Arlindo Cruz, aos 66 anos no Rio de Janeiro

Compositor de mais de 400 músicas, Marquinho PQD marcou a história do samba e colaborou com grandes nomes do gênero

LUTO
Parceiro de Arlindo Cruz em pelo menos 100 composições, Marquinho PQD morreu nesta segunda-feira, aos 66 anos. - (Foto: @marquinhopqd.oficial/Instagram)

O cantor e compositor Marcos de Souza Nunes, conhecido como Marquinho PQD, faleceu na manhã desta segunda-feira (29), no Rio de Janeiro, aos 66 anos. Segundo a equipe do artista, ele estava internado há alguns dias, mas a causa da morte não foi divulgada.

Marquinho PQD iniciou a carreira em 1983, quando o grupo Fundo de Quintal gravou Fase de Amor, sua composição em parceria com Chiquinho e Fernando Piolho. Pouco depois, lançou Coração Feliz, que se tornou conhecida na voz de Beth Carvalho.

Ao longo de mais de 40 anos de carreira, o sambista se destacou como compositor, com mais de 400 músicas, sendo 100 delas em parceria com Arlindo Cruz, falecido em agosto de 2023. Entre os sucessos dessa parceria estão os sambas Pedras no Caminho, Silêncio no Olhar e Quem Sabe de Mim Sou Eu, todos gravados por Arlindo.

Além de Fundo de Quintal, Beth Carvalho e Arlindo Cruz, nomes consagrados do samba, como Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Jovelina Pérola Negra, Roberto Ribeiro, Agepê, Alcione, Grupo Molejo, Exaltasamba e Grupo Pixote, interpretaram composições de Marquinho PQD.

Ele também foi compositor de sambas-enredo para a Mocidade Independente de Padre Miguel, que, nas redes sociais, exaltou seu legado e a importância de sua contribuição para o samba brasileiro.