Líderes do Oregon pedem que Trump desista de enviar tropas a Portland
Governadora, senador e empresários afirmam que cidade não vive cenário de "guerra" e criticam narrativa da Casa Branca
INTERNACIONALMais de 100 líderes políticos e empresariais do Oregon divulgaram neste domingo (28) uma carta aberta pedindo ao presidente Donald Trump que desista de enviar tropas federais para Portland. O grupo acusa o republicano de “perpetuar narrativas desatualizadas” sobre a cidade.
Entre os signatários estão a governadora Tina Kotek e o senador Ron Wyden (ambos democratas), além de entidades como a Portland Metro Chamber e a Oregon Business & Industry.
Na semana passada, Trump disse que havia ordenado ao Pentágono o envio de militares para “proteger a Portland devastada pela guerra” e instalações do ICE (Imigração e Fiscalização Aduaneira). A declaração gerou reação imediata de moradores, que publicaram fotos da rotina da cidade nas redes sociais acompanhadas da hashtag #WarRavagedPortland.
Apesar das críticas, o Departamento de Guerra autorizou o deslocamento de 200 membros da Guarda Nacional para a cidade por 60 dias, informou o procurador-geral do estado, Dan Rayfield. Ele confirmou que o governo estadual e a prefeitura acionaram a Justiça para barrar a medida.