Thais Porsch | 29 de setembro de 2025 - 15h50

Casa Branca apresenta plano de Trump para encerrar guerra em Gaza

Proposta prevê desradicalização da região, libertação de reféns e retirada escalonada de tropas

INTERNACIONAL
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, realizam uma coletiva de imprensa conjunta na Sala de Jantar de Estado da Casa Branca, em Washington, D.C., EUA, em 29 de setembro de 2025. - (Foto: REUTERS/Jonath)

A Casa Branca divulgou nesta segunda-feira (29) um plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tentar encerrar o conflito na Faixa de Gaza. O anúncio veio após reunião do republicano com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

De acordo com a proposta, Gaza se tornaria uma zona “desradicalizada” e livre de terrorismo. Caso israelenses e palestinos aceitem os termos, a guerra terminaria de imediato.

O documento prevê que:

A ajuda humanitária será enviada de forma imediata à Faixa de Gaza, coordenada pela ONU, Crescente Vermelho e outras instituições internacionais sem vínculos com os lados do conflito.

A Casa Branca afirma que o objetivo é abrir caminho para a pacificação da região e garantir segurança tanto para israelenses quanto para palestinos.