Raisa Toledo | 29 de setembro de 2025 - 14h20

Alckmin diz que Lula é candidato 'natural' à reeleição em 2026

Vice-presidente destacou avanços econômicos e minimizou impacto da saída de partidos da base aliada

ELEIÇÕES 2026
Alckmin diz que Lula é 'candidato natural' à reeleição em 2026. - (FOTO: WILTON JUNIOR/ESTADÃO)

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta segunda-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o “candidato natural” para disputar a Presidência em 2026. A declaração foi dada em entrevista à rádio CBN Vale, no interior de São Paulo.

Segundo Alckmin, Lula tem resultados para apresentar em uma campanha. “O presidente Lula é o candidato natural a presidente da República. Não sei quem vai ser o adversário. Lula tem o que mostrar: salário mínimo cresceu, desemprego caiu, renda melhorou. Você tem um cenário positivo”, afirmou.

Durante a entrevista, o vice-presidente também comentou a saída do PP e do União Brasil do governo. Ele disse esperar que a decisão não prejudique a tramitação de projetos no Congresso, como a proposta que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

“Os projetos do governo são de interesse público. Não tem essa coisa de votar porque é amigo do governo. Depende da qualidade do projeto. E o presidente Lula é do diálogo”, disse.

Alckmin também rejeitou a tentativa da oposição de atrelar a votação da isenção do IR à discussão sobre anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro. “Não há relação entre um projeto que faz justiça tributária e não causa déficit com o problema de anistia, que é outro setor”, declarou.

A declaração de Alckmin reforça as discussões em torno da sucessão presidencial. Pesquisa Ipespe divulgada no último dia 25 mostrou que a aprovação do governo Lula subiu para 50%, superando a desaprovação, que está em 48%. O petista tem apoio consolidado entre eleitores de esquerda (95%) e conseguiu ampliar aprovação no centro (49% a 45%) e na classe média (51% a 46%).