29 de setembro de 2025 - 11h25

Ana Sátila conquista bronze no Mundial de Canoagem na Austrália

Brasileira volta ao pódio em campeonatos mundiais após sete anos e celebra medalha logo no primeiro dia de disputas

ESPORTE
Brasileira Ana Sátila conquistou medalha de bronze no no Mundial de canoagem slalom. - (Foto: David Gray/ AFP)

O Brasil estreou com medalha no Mundial de Canoagem, que começou nesta segunda-feira (30) em Sydney, na Austrália. Ana Sátila garantiu o bronze no caiaque cross contrarrelógio individual feminino, marcando o retorno da atleta ao pódio em competições mundiais depois de sete anos.

A canoísta completou a prova em 63s23, sem cometer penalidades. O ouro ficou com a suíça Alena Marx, que registrou 62s09, enquanto a prata foi para a eslovena Ajda Novak, também com 62s09.

Sátila não escondeu a emoção com o resultado logo no primeiro dia do torneio, que segue até 4 de outubro. “Comecei com o pé direito este Mundial na Austrália. Estou muito feliz com essa medalha logo no primeiro dia. Quem acompanhou sabe que passei por um turbilhão de acontecimentos este ano, mas Deus sabe o que faz. Agora temos uma semana intensa pela frente e conto com o apoio de todos vocês”, declarou.

Outros brasileiros em ação

Além de Ana, o Brasil contou com mais atletas na disputa. Omira Estacia Neta concluiu a prova em 68s30, na 25ª colocação, resultado que a classificou para as eliminatórias do caiaque cross. “Vamos competir até sábado, todos os dias com brasileiros na água”, afirmou.

No masculino, Pedro Gonçalves, o Pepê, também avançou. Ele registrou 59s17, ficando em 18º lugar no time trial. “Foi um primeiro dia intenso e consegui a vaga direta. Agora temos a classificatória no slalom e vamos brigar por medalha”, destacou.