Redação O Estado de S. Paulo | 28 de setembro de 2025 - 22h00

Namorado presta homenagem a pesquisadora brasileira atropelada em Lisboa

Flávia Vasconcelos de Mello, especialista em ecologia marinha, tinha 32 anos e fazia pós-doutorado em Portugal

HOMENAGEM
Yago Bezerra prestou homenagem à namorada nas redes sociais: 'Não estou acreditando que eu te perdi'. - (Foto: Reprodução/Instagram/@yagobezerra__)

O pesquisador Yago Bezerra usou as redes sociais para homenagear sua namorada, Flávia Vasconcelos de Mello, morta após ser atropelada na última quinta-feira (25), em Lisboa, Portugal. A brasileira de 32 anos foi atingida quando atravessava a faixa de pedestres na região do Lumiar.

“Você nunca mereceria isso. Quero lembrar de você assim, feliz e sorridente. Obrigado por cada segundo que vivi com você. Só esqueceu de me ensinar a ficar sem você”, escreveu Bezerra.

Trajetória acadêmica

Formada em Ciências Biológicas pela UFRJ, Flávia concluiu mestrado e doutorado em Ecologia na mesma instituição. Especialista em ecologia marinha, construiu uma carreira sólida e conquistou um pós-doutorado no Instituto Português do Mar e da Atmosfera, pelo centro de pesquisas Mare, em Lisboa.

Colegas e alunos lembram de sua dedicação e carisma. Em nota, o instituto destacou sua "competência, espírito colaborativo e energia contagiante".


O acidente e a despedida

O atropelamento aconteceu na rua Snu Abecassis. Dois médicos que passavam pelo local tentaram reanimá-la, mas ela não resistiu.

Familiares e amigos organizaram uma campanha online que arrecadou R$ 122 mil para o traslado do corpo e despesas da família. Os recursos também garantirão as passagens para que os pais e irmãs acompanhem os trâmites legais. O velório deve acontecer no Rio de Janeiro.