Lula exalta educadores em aniversário do MEC e alfineta Bolsonaro durante caminhada em Brasília
Presidente participou de evento pelos 95 anos do ministério, destacou papel dos professores e disse que governo faz 'caminhada com educadores, não motociata'
POLÍTICAO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou neste domingo (28), em Brasília, da caminhada em comemoração aos 95 anos do Ministério da Educação (MEC). O evento reuniu autoridades, professores, apoiadores e contou com percursos de 3 km, 5 km e 10 km.
Ao discursar, Lula prestou homenagem aos profissionais da educação e aproveitou para criticar, de forma indireta, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada com educadores”, afirmou o presidente, após receber uma medalha simbólica entregue pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Em seguida, destacou que a homenagem é coletiva: “Essa medalha é para todos os professores de todos os graus de ensino da República Federativa do Brasil”.
Homenagem aos professores e ministros
Lula reforçou a importância dos educadores no combate ao analfabetismo e elogiou Camilo Santana, atual ministro da Educação, além de Fernando Haddad, que comandou a pasta entre 2005 e 2012.
Também participaram do evento a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Segundo o governo, 6,3 mil pessoas se inscreveram para a caminhada, que arrecadou 3,6 mil materiais escolares doados.
Participação de Lula na caminhada
O presidente deu a largada e percorreu o trajeto de 3 km, acompanhado por seguranças do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que atuaram de forma discreta ao longo do percurso.
O evento, pensado como celebração esportiva e educativa, buscou reforçar a valorização da educação como prioridade de governo, em contraste com atos políticos marcados por Bolsonaro durante seu mandato.