Redação E+ | 27 de setembro de 2025 - 13h50

Atlético de Madrid goleia Real em clássico e encerra invencibilidade de Xabi Alonso

Em noite inspirada, time de Simeone vence por 5 a 2 e abre caminho para que o Barcelona assuma a liderança da La Liga

ESPORTE
Atlético de Madrid impõe primeira derrota do Real Madrid nesta temporada. - Foto: Javier Soriano/AFP

O Real Madrid perdeu sua invencibilidade na temporada da La Liga. Neste sábado, o time de Xabi Alonso foi derrotado por 5 a 2 pelo Atlético de Madrid, no Wanda Metropolitano, em um dérbi marcado por intensidade, polêmicas e sete gols.

A derrota encerra a sequência de 100% de aproveitamento do treinador espanhol no comando merengue e impede que ele iguale Vanderlei Luxemburgo como os únicos técnicos a vencerem sete jogos consecutivos na estreia de La Liga. O feito do brasileiro ocorreu em 2005, quando dirigia o time estrelado por Zidane, Figo e Ronaldo.

Com o resultado, o Atlético entra no G-4 e diminui a distância para o rival para seis pontos. Já o Real Madrid pode perder a liderança neste domingo, caso o Barcelona vença a Real Sociedad.

Mesmo com forte pressão inicial dos colchoneros, foi o Real que conseguiu virar o placar no primeiro tempo. O jovem Arda Güller teve participação direta nos dois gols: primeiro, ao dar assistência para Mbappé balançar as redes; depois, finalizando de primeira após jogada de Vinicius Júnior.

Ainda assim, o Atlético manteve a intensidade e chegou ao empate antes do intervalo com Sortloth, após ter um gol de Lenglet anulado pelo VAR por toque de mão.

Na volta do intervalo, Julián Álvarez assumiu o protagonismo. O argentino marcou duas vezes – de pênalti e em cobrança de falta – colocando o Atlético em vantagem e levando Simeone à euforia no banco. A pressão do Metropolitano empurrou o time, enquanto o Real mostrava dificuldades para reagir.

As mudanças de Xabi Alonso, que lançou Rodrygo e Franco Mastantuono, não surtiram efeito imediato. O time teve sua primeira finalização no segundo tempo apenas aos 25 minutos, mas seguiu com pouca eficiência ofensiva.

Griezmann fecha a conta

Nos acréscimos, o francês Antoine Griezmann marcou seu primeiro gol em 22 jogos contra o Real Madrid, selando a vitória por 5 a 2 e a festa colchonera. A entrada do atacante, já no fim, reforçou a estratégia ofensiva de Simeone, que se mostrou decisiva para a goleada.