Daniel Weterman | 27 de setembro de 2025 - 12h50

Haddad confirma que Lula será candidato à reeleição em 2026

Ministro da Fazenda reforça que presidente disputará novo mandato e evita falar sobre sua própria candidatura

POLÍTICA
Presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Foto: Wilton Junior/Estadão

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou neste sábado (27) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende disputar a reeleição em 2026. A declaração foi feita durante entrevista ao podcast 3 Irmãos.

Apontado por aliados como possível alternativa caso Lula desistisse da corrida presidencial, Haddad afastou a hipótese. “Ele é candidato a presidente, sim”, garantiu o ministro.

Durante a conversa, um dos apresentadores mencionou que uma tia gostaria de votar em Haddad para presidente em 2030. O ministro respondeu em tom descontraído: “Manda um abraço pra sua tia”.

Ao comentar o cenário político, Haddad ressaltou que uma candidatura depende de circunstâncias imprevisíveis. “Se não fosse a facada, será que o Bolsonaro seria eleito presidente? Possivelmente não”, afirmou, lembrando o episódio de 2018.

Em entrevistas recentes, Lula já havia sinalizado que pretende tentar um novo mandato. No dia 9 de setembro, em conversa com o SBT, o presidente deixou claro que só abriria mão da candidatura em caso de problemas de saúde. “Só tem uma hipótese de eu não ser candidato, é se eu tiver algum problema de saúde”, disse o petista.