Maracanã será palco da NFL em 2026 após acordo com prefeitura do Rio
Liga de futebol americano estreia no estádio com contrato de cinco temporadas; São Paulo ainda negocia revezamento de jogos
ESPORTEDepois de dois anos com jogos da NFL em São Paulo, na Neo Química Arena, o Rio de Janeiro conquistou a realização da partida da principal liga de futebol americano do mundo em 2026. O acordo, fechado nos últimos dias, garante ao Maracanã ao menos três jogos ao longo de cinco temporadas.
O anúncio foi comemorado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), que publicou vídeo em tom descontraído ao lado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD). “Tino, Tino, quem sentiu?”, brincou Paes, em referência a uma célebre fala de Galvão Bueno ao repórter Tino Marcos. “Olha, parece que São Paulo sentiu”, respondeu Cavaliere.
A disputa pelo evento não é recente. Em março, Paes já havia antecipado que a capital fluminense receberia a NFL, mesmo antes da assinatura do contrato. Na época, ironizou o fato de a liga divulgar imagens do Rio em campanhas voltadas ao jogo realizado em São Paulo. “O Rio é uma cidade desejada, sexy, que as pessoas querem estar”, afirmou.
Apesar da celebração carioca, São Paulo segue no radar da liga. A tendência é que Rio e São Paulo passem a revezar a realização dos jogos, modelo já adotado na Alemanha, que alterna partidas entre Munique, Frankfurt e Berlim.
O prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB), chegou a comentar em fevereiro que a capital paulista foi a “primeira namorada” da NFL no Brasil e ainda tenta manter a parceria.
Jogos internacionais da NFL
Atualmente, a NFL permite até oito partidas fora dos Estados Unidos por temporada. Em 2025, São Paulo recebe o duelo entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers, enquanto Dublin estreia no calendário. Londres terá três jogos, além de Madri e Berlim.
Em 2026, além do Rio de Janeiro, Melbourne, na Austrália, também será sede de um confronto oficial da temporada regular. Até agora, a NFL já contabiliza 56 jogos internacionais, realizados em cidades como Londres, Frankfurt, Cidade do México, Munique, Toronto e São Paulo.