Da Redação | 27 de setembro de 2025 - 09h20

TJMS e Fiems se unem por meta de emissão zero de carbono em MS

Parceria entre Tribunal de Justiça e Fiems marca avanço na agenda ESG do setor público no Estado

NEUTRALIDADE
O diretor de Sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale e o presidente do TJMS, Dorival Pavan - (Foto: Divulgação)

Na sexta-feira (26), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) deu um passo importante rumo à sustentabilidade. Em parceria com a Fiems, por meio da sua Diretoria de Sustentabilidade, o órgão recebeu a apresentação do programa que busca levar as práticas ambientais da indústria para o setor público, com a meta ambiciosa de zerar as emissões de carbono.

TJMS e Fiems firmam parceria para tornar o setor público de MS referência nacional em emissão zero de carbono e práticas sustentáveis.

Durante o encontro, o diretor de Sustentabilidade da Fiems, Robson Del Casale, destacou que o objetivo é engajar também os entes públicos na agenda ESG e na transição energética. "A Fiems já leva essa cultura às indústrias, mas percebeu a importância de incluir o setor público nesse movimento. O envolvimento do TJMS mostra que é possível unir forças para mudar realidades", afirmou.

Com apoio técnico da Fiems, TJMS inicia jornada para zerar emissões de carbono e busca certificação de sustentabilidade

Para o presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan, a parceria representa um avanço. "Já temos ações em andamento, mas agora, com o apoio técnico da Fiems, vamos intensificar esse trabalho para alcançar a neutralidade de carbono. A ideia é buscar a certificação que colocará o Tribunal entre os destaques nacionais. Mais do que prêmios, queremos construir um futuro sustentável para todos", disse.

A iniciativa prevê diagnósticos de sustentabilidade, envolvimento de servidores e desenvolvimento de estratégias de gestão ambiental voltadas à redução do impacto ecológico. A colaboração entre as instituições sinaliza um novo momento para o setor público de Mato Grosso do Sul, que assume protagonismo na corrida por um Estado mais verde, alinhado com as melhores práticas globais.