Flávia Said | 26 de setembro de 2025 - 20h00

Alckmin diz que Lula é 'candidato natural' à reeleição em 2026

Vice-presidente evita falar sobre seu futuro político, mas reforça que o presidente tem "o que mostrar" e deve disputar novo mandato

NACIONAL
Alckmin diz que Lula é 'candidato natural' à reeleição em 2026. - (FOTO: WILTON JUNIOR/ESTADÃO)

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o nome natural para disputar a reeleição em 2026. A declaração foi feita nesta quinta-feira (26), durante entrevista ao apresentador José Luiz Datena, na RedeTV!.

"Estamos em ano ímpar. Então, candidato a presidente só se for do Santos Futebol Clube", brincou Alckmin, ao evitar antecipar discussões eleitorais. No entanto, foi direto ao reforçar o favoritismo de Lula para a corrida presidencial. "O presidente Lula, Datena, é o candidato natural. E tem o que mostrar. Mas isso tem seu tempo, é o ano que vem", concluiu.

Alckmin despista sobre seus próprios planos políticos para 2026. Embora seja especulado para diferentes cargos — como o governo de São Paulo, o Senado ou mesmo a manutenção da atual chapa presidencial com Lula —, o vice-presidente preferiu não comentar nenhuma possibilidade durante a entrevista.