26 de setembro de 2025 - 14h20

Fifa pune Malásia e suspende sete jogadores por falsificação de documentos

Atletas defenderam seleção em jogo oficial com documentação adulterada; todos estão proibidos de atuar por 1 ano

ESPORTE
Duelo entre Malásia e Vietnã pelas Eliminatórias da Copa da Ásia - (Foto: How Foo Yeen/Getty Images)

A Fifa anunciou nesta sexta-feira (26) sanções rigorosas contra a Federação de Futebol da Malásia (FAM) e sete jogadores estrangeiros que atuaram ilegalmente pela seleção do país asiático. A entidade revelou que houve falsificação de documentos para permitir a participação dos atletas em uma partida oficial das Eliminatórias para a Copa Asiática de 2027, o que configura grave violação do artigo 22 do Código Disciplinar da Fifa.

A federação malaia foi multada em R$ 2,3 milhões, e os sete jogadores envolvidos receberam suspensão de 12 meses de todas as atividades relacionadas ao futebol, além de multa individual de R$ 13 mil. A investigação foi iniciada após uma denúncia recebida pela Fifa, logo após a vitória da Malásia sobre o Vietnã por 4 a 0, em 10 de junho de 2025.

Os atletas punidos são:

Todos participaram da partida contra o Vietnã e, segundo a Fifa, foram escalados após a FAM enviar dados falsificados de elegibilidade. A entidade ressaltou que o Comitê Disciplinar avaliou todas as provas e confirmou a adulteração de documentos.

Além das sanções diretas, o caso foi encaminhado ao Tribunal de Futebol da Fifa para revisar a elegibilidade dos jogadores à luz das regras de nacionalização e representação internacional. Ainda cabe recurso por parte dos atletas e da FAM. Eles têm dez dias para solicitar uma decisão fundamentada.

“A Fifa reforça seu compromisso com a integridade do futebol e sua tolerância zero com qualquer tipo de falsificação ou fraude”, destacou o comunicado oficial.

A Fifa tem apertado o cerco contra práticas ilegais envolvendo naturalizações e registros fraudulentos, especialmente em seleções nacionais. Casos como esse fragilizam a credibilidade de competições internacionais e podem gerar sanções mais amplas no futuro, inclusive desclassificações ou perdas de pontos em torneios.