Agência Brasil | 26 de setembro de 2025 - 07h40

Campo Grande terá teste de alerta de desastres em celulares neste sábado

Moradores do Centro-Oeste receberão mensagens da Defesa Civil como simulação de emergência por risco de desastres naturais

FIQUE ATENTO
O teste será disparado por meio de plataforma integrada com as redes móveis - (Foto: Saul Schramm/Secom)

Neste sábado (27), a partir das 15h (horário de Brasília), moradores de Campo Grande e de outras 12 cidades da região Centro-Oeste receberão alertas de emergência em seus celulares. A ação faz parte de um teste nacional do sistema Defesa Civil Alerta (DCA), voltado para situações de risco, como enchentes, vendavais, deslizamentos e outras ameaças naturais.

A ferramenta, desenvolvida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) em parceria com a Anatel e operadoras de telefonia, envia notificações sonoras e visuais diretamente para smartphones conectados às redes móveis 4G ou 5G.

O alerta simulado será enviado a todos os aparelhos compatíveis conectados às redes móveis nas cidades participantes. O conteúdo aparecerá sobreposto na tela, mesmo que o celular esteja em uso ou no modo silencioso. No entanto, quem estiver apenas no Wi-Fi não receberá a notificação.

Não é necessário fazer qualquer cadastro ou configuração para receber os alertas. Aparelhos fabricados a partir de 2020 já vêm com essa funcionalidade habilitada de fábrica. Pessoas com deficiência visual poderão ativar o recurso de leitura de tela para ouvir a mensagem.

Cidades participantes no Centro-Oeste

Além de Campo Grande, participam da simulação os municípios de:

Objetivo da ferramenta

O Defesa Civil Alerta tem como missão modernizar os meios de comunicação com a população em situações de risco, complementando canais já existentes, como SMS, WhatsApp, Telegram, Google Public Alerts e TV por assinatura.

Nos casos mais graves, o sistema também poderá acionar um sinal semelhante ao de uma sirene. O conteúdo e o envio dos alertas são definidos pelas defesas civis estaduais e municipais, que não cobram pelo serviço. Caso o cidadão receba qualquer mensagem pedindo pagamento, trata-se de golpe.

O sistema começou a ser testado em 2024 no Sul e Sudeste do país. Em junho deste ano, foi expandido para os nove estados do Nordeste. Em outubro de 2025, o serviço estará oficialmente ativo em todo o Centro-Oeste e no Distrito Federal. Até o fim deste mês, a região Norte também será incluída.

A simulação deste sábado marca a última fase de testes antes da nacionalização completa do sistema.

Canais de informação

Dúvidas sobre o serviço podem ser esclarecidas no site do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional ou pelos canais da Anatel (telefone 1331 ou portal Anatel Consumidor). Também é possível buscar informações junto às defesas civis estaduais e municipais.

Quem desejar receber notificações também pelo WhatsApp pode se cadastrar enviando um "Oi" para o número (61) 2034-4611 ou acessando o link disponível no site do MIDR. Após essa etapa, é possível indicar a localização de interesse para começar a receber os avisos.