Secretarias discutem falta de mão de obra e qualificação em encontro em Campo Grande
Evento do Fonset reúne representantes estaduais e federais para alinhar políticas de trabalho e qualificação profissional
REALIDADECom foco em qualificação profissional e na troca de experiências, teve início nesta quinta-feira (25), em Campo Grande, a 146ª Assembleia Geral Ordinária do Fonset (Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho). O evento reúne representantes de 15 estados e segue até esta sexta (26).
Durante a abertura, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul (Semadesc), Jaime Verruck, destacou a importância do encontro:
“O evento é uma oportunidade de discutir as políticas públicas no setor de emprego e qualificação desenvolvidas em cada estado, assim como os desafios inerentes à área”, afirmou. “A meta é alinhar ações para que tenham maior efetividade na geração de emprego, renda e, principalmente, na qualificação profissional”, completou.
O presidente do Fonset e secretário de Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, reforçou a urgência do tema. “Hoje este é o principal debate. A escassez de mão de obra qualificada é um problema nacional”. “Mato Grosso do Sul apresenta uma das menores taxas de desocupação do Brasil e compartilhará suas experiências para buscarmos soluções conjuntas", revela.
Segundo Esaú Aguiar, secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, o Fonset é uma oportunidade para adaptar boas práticas:
“Essa troca de experiências visa identificar e adaptar as iniciativas bem-sucedidas de cada estado à nossa realidade. Mato Grosso do Sul vive um cenário de pleno emprego e isso reforça a necessidade de qualificar a mão de obra local para aproveitar as oportunidades.”
Ele ainda detalhou algumas ações do governo estadual: “Já contamos com iniciativas como o programa Voucher, que oferece apoio em diversas áreas. Estamos desenvolvendo ações específicas para o setor florestal, produção de proteína animal, jovens, pessoas com deficiência e trabalhadores com mais de 50 anos.”
Durante o evento, foram também homenageados os ex-presidentes do Fonset, Esacheu Nascimento e Eloísa Berro, ambos do MS, pela contribuição à política de trabalho no país.