Carlos Guilherme | 25 de setembro de 2025 - 09h10

População de MS receberá alerta de emergência no celular neste sábado

Testes da Defesa Civil começam às 15h e fazem parte da expansão nacional do novo sistema de aviso para desastres naturais

ALERTA
Alerta da Defesa Civil será enviado por celular à população de 13 cidades do Centro-Oeste neste sábado - (Foto: Marcelo Camargo/ABrasil)

A partir das 15h deste sábado (27), quem estiver em cidades como Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, poderá receber uma mensagem de alerta da Defesa Civil diretamente no celular. Trata-se de um teste do novo sistema de comunicação para situações de risco extremo, como desastres naturais.

A ação é uma etapa final da implantação nacional da ferramenta Defesa Civil Alerta, desenvolvida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O objetivo é avisar a população com rapidez sobre riscos iminentes, como enchentes, deslizamentos, tempestades ou outros desastres que exigem reação imediata.

Além do Mato Grosso do Sul, o teste será realizado simultaneamente em outras cidades do Centro-Oeste: Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás (GO); Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco (MT); além do Distrito Federal, com envio para moradores de Brasília.

Como funciona o alerta? - A mensagem chega ao celular acompanhada de um som de alarme, mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso. O aviso aparece de forma destacada na tela. Não é necessário fazer nenhum cadastro ou baixar aplicativo. O serviço é gratuito e funciona em celulares Android ou iPhone fabricados a partir de 2020, com acesso a redes 4G ou 5G.

A tecnologia utilizada dispensa o uso de pacote de dados e funciona mesmo se o usuário estiver conectado apenas ao Wi-Fi.

Segundo o governo federal, o novo sistema busca aumentar a velocidade e a eficiência da comunicação em momentos críticos. A ideia é que a população possa se proteger com antecedência quando for identificada alguma situação de perigo elevado.

“Do Amapá ao Rio Grande do Sul, teremos 100% do Brasil com o sistema de alerta precoce disponível para a sociedade brasileira. Isso é transformador”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.