Agência Estado | 24 de setembro de 2025 - 21h15

Grêmio empata com Botafogo nos acréscimos em pênalti polêmico

Volpi converte cobrança após revisão do VAR e garante 1 a 1 na Arena; cariocas reclamam e perdem dupla de zaga para o clássico contra o Fluminense

BRASILEIRÃO
Grêmio empata com Botafogo nos acréscimos em pênalti polêmico. - (Foto: Vítor Silva/ BFR)

Depois de sofrer com pênaltis no Gre-Nal do último fim de semana, o Grêmio voltou a viver a mesma situação nesta quarta-feira (24), mas desta vez a seu favor. Em jogo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time gaúcho empatou por 1 a 1 com o Botafogo, na Arena, graças a um pênalti marcado nos minutos finais após revisão no VAR, que gerou forte reclamação dos cariocas.

O lance ocorreu já aos 44 minutos do segundo tempo, quando Marlon cobrou falta e a bola bateu na mão de Matheus Martins, que estava de costas na barreira. Apesar da contestação alvinegra, a arbitragem confirmou a penalidade, convertida por Volpi, que deslocou o goleiro Léo Linck e decretou a igualdade.

No domingo, o Grêmio havia vencido o Inter no clássico por 3 a 2, em jogo marcado por três pênaltis para o rival. Agora, o time de Renato Gaúcho chega a 29 pontos e sobe para o 11º lugar. Já o Botafogo, que havia saído na frente com gol de Cuiabano no início da etapa final, permanece em quinto, com 40 pontos, e perde a chance de entrar no G-4.

O resultado ainda traz prejuízo para o time carioca: o zagueiro Kaio foi expulso após o apito final por reclamação, enquanto Barboza recebeu o terceiro cartão amarelo e também está fora do clássico contra o Fluminense, no próximo domingo (28), às 16h, no Maracanã. No mesmo dia, às 11h, o Grêmio enfrenta o Vitória, em Porto Alegre.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 1 X 1 BOTAFOGO

GRÊMIO - Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Noriega (Alex Santana), Kannemann e Marlon; Dodi e Edenílson (Cristian Olivera); Pavón (Alysson), André (Jardiel) e Willian (Cristaldo). Técnico: Mano Menezes.

BOTAFOGO - Léo Linck; Vitinho, Kaio, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Newton, Marlon Freitas, Matheus Martins e Artur (Kadir); Jeffinho (Mateo Ponte) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.

GOLS - Cuiabano, aos sete, Tiago Volpi, aos 44 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Marcos Rocha, Marlon Freitas e Alexander Barboza.

CARTÃO VERMELHO - Kaio.

ÁRBITRO - Lucas Paulo Torezin (PR).

RENDA - R$ 895.231,00.

PÚBLICO - 18.551 torcedores.

LOCAL - Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).