Vacinação contra raiva segue em Campo Grande com visitas casa a casa
Campanha percorre bairros da capital; tutores também podem levar os animais até o CCZ para receber a dose gratuitamente
CAPITALA Prefeitura de Campo Grande segue com a campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos. A aplicação das doses está sendo feita de porta em porta pelos bairros da cidade.
Atualmente, as equipes da Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) atuam nas regiões do Santo Amaro, Vila Sobrinho e Vila Popular. Se o morador não estiver em casa, os agentes deixam um aviso com os horários e local para vacinação no próprio CCZ.
A vacina é gratuita e considerada a forma mais eficaz de prevenir a raiva - doença fatal que pode ser transmitida dos animais para os humanos. Só em 2025, nove morcegos testaram positivo para a raiva em Campo Grande, o que acendeu o alerta para a importância da imunização dos pets.
Segundo a médica veterinária Maria Aparecida Conche Cunha, do CCZ, a atenção deve ser redobrada quando morcegos são encontrados em situações incomuns. “Quando eles aparecem no chão, com dificuldade de voo, os cães e gatos se aproximam. É nesse momento que pode haver contato com o vírus”, explica.
A campanha segue até o início de 2026 e irá cobrir todas as regiões da capital.
O CCZ reforça ainda que, ao encontrar morcegos em locais residenciais, principalmente em horários diurnos ou voando de forma desorientada, a população deve evitar qualquer contato e acionar imediatamente o órgão pelos telefones (67) 3313-5000 ou (67) 2020-1794 (plantão).
Endereço do CCZ: Avenida Senador Filinto Müller, nº 1.601 – Vila Ipiranga.