Mato Grosso do Sul inaugura centro pioneiro para transformar dados em inteligência na saúde pública
CIEGES MS vai integrar e analisar informações estratégicas para apoiar decisões no SUS, com foco em prevenção, eficiência e inovação
SAÚDE PÚBLICATransformar dados em decisões que salvam vidas. Essa é a proposta do CIEGES MS — Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual no SUS, inaugurado nesta segunda-feira (22) em Campo Grande. Instalada na sede da Superintendência de Saúde Digital da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a estrutura representa um marco no uso de dados e tecnologia para qualificar a gestão pública da saúde em Mato Grosso do Sul.
A iniciativa integra o projeto nacional do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), que prevê a criação de centros semelhantes em todos os estados. O CIEGES MS se destaca não apenas por ser um dos primeiros em operação, mas também por ter sido o ponto de partida da proposta, ainda em 2023, quando o Estado sediou o Encontro Nacional das Secretarias Estaduais de Saúde. Naquele momento, as bases da Rede CIEGES foram traçadas — agora, elas ganham forma com o início das atividades no MS.
A proposta do CIEGES é clara: transformar a imensa quantidade de dados produzidos pelo SUS em conhecimento prático, apoiando decisões com evidências qualificadas e em tempo real. “Mais do que um repositório de informações, o CIEGES é uma ferramenta de gestão poderosa, que orienta políticas públicas, fortalece o planejamento e garante que nossas ações cheguem com precisão e eficiência a todas as regiões do estado”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
Equipado com tecnologia de ponta e formado por equipes multidisciplinares, o centro integra informações de diferentes sistemas para produzir indicadores estratégicos, detectar tendências, antecipar crises e oferecer respostas mais rápidas a emergências sanitárias.
Um salto na saúde digital
Para a secretária adjunta da SES, Crhistinne Maymone, o momento é de celebração e avanço. “Nós, que fazemos parte do SUS, enfrentamos desafios constantes. E muitas vezes esquecemos de valorizar as nossas conquistas. Este centro é um novo passo na construção de uma saúde pública de mais qualidade”, declarou.
A superintendente de Saúde Digital, Márcia Tomasi, também destacou o papel estratégico do novo centro. “O CIEGES vai permitir o uso inteligente dos dados, promover parcerias e fortalecer a eficiência dos serviços oferecidos. É um grande salto para a saúde digital no nosso estado.”
A estrutura montada em Mato Grosso do Sul foi elogiada por representantes do Conass e da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, lembrou que a ideia nacional do projeto começou no Estado. “A estrutura que vejo aqui é espetacular — não exagero ao dizer que pode servir de inspiração para muitas outras”, afirmou.
O gerente técnico do CIEGES/Conass, Sandro Terabe, reforçou que o centro tem impacto direto na qualidade das políticas públicas. “Ele integra pessoas, processos e informações para gerar conhecimento estratégico. Isso torna as decisões mais assertivas e fortalece a transparência e a governança.”
Já a consultora da OPAS, Josy Maria de Pinho da Silva, ressaltou a importância da transformação digital na saúde em toda a região das Américas. “Reforçamos nosso compromisso com o avanço dessa iniciativa não só no Brasil, mas em todo o continente”, afirmou.
Centro de Inteligência fortalece secretariais estadual e municipais. (Foto: Kamilla Ratier)
Análise preditiva e prevenção
Um dos principais diferenciais do CIEGES é sua capacidade de trabalhar com análise preditiva. Isso significa transformar dados em alertas e projeções para que o Estado possa agir antes que problemas ganhem escala. A meta é evitar crises sanitárias, reduzir desperdícios e garantir eficiência nas ações.
O centro também fortalece a atuação conjunta entre as secretarias estadual e municipais de saúde, além de integrar Mato Grosso do Sul à Rede CIEGES — uma estrutura nacional de colaboração entre os estados que visa compartilhar experiências, soluções e práticas bem-sucedidas na gestão do SUS.
Oficina técnica no Bioparque Pantanal
Como parte das ações de lançamento do CIEGES MS, a SES, com apoio do Conass, realiza nesta terça-feira (23) o Workshop “Estratégias Inteligentes: Desafios e Propostas para a Saúde Digital em MS”, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.
Voltado a profissionais da saúde, técnicos e parceiros do SUS, o evento busca promover o debate sobre inovação, transformação digital e ferramentas que aprimorem a oferta de serviços públicos de saúde. O foco do encontro é estimular o uso de tecnologias que tornem a saúde mais eficiente, transparente e acessível para todos.