Equipe AE | 23 de setembro de 2025 - 11h35

Tomate e outras hortaliças registram queda de preço em agosto

Segundo a Conab, alimentos como tomate, cebola, batata e alface tiveram redução nas cotações, enquanto cenoura, banana e melancia ficaram mais caras

ECONOMIA
Queda do tomate no atacado é destaque em pesquisa de preços de agosto da Conab - (Foto: ABrasil)

Os preços médios do tomate caíram quase 20% em agosto, mesmo com menor oferta do produto, de acordo com o Boletim Prohort, divulgado nesta terça-feira (23) pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). O levantamento considera os principais produtos hortifrutigranjeiros comercializados nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país.

Além do tomate, cebola, batata e alface também registraram redução nas cotações. Em destaque, a cebola teve queda pelo terceiro mês consecutivo, influenciada pela alta oferta e demanda enfraquecida. Já a batata apresentou recuo de 6,55%, enquanto a alface teve queda média de 8,77%, mesmo com menor comercialização.

Por outro lado, a cenoura ficou 19,92% mais cara devido à queda na oferta nas Ceasas, especialmente de produtores de São Paulo e Minas Gerais.

Entre as frutas, o mamão liderou as quedas, com recuo de 16,34%, devido ao amadurecimento acelerado causado pelas temperaturas elevadas. Já a melancia teve alta de 20,59%, puxada pela qualidade do produto e demanda maior com a chegada do calor. A banana também subiu 5,94%, afetada por perdas climáticas, e a maçã teve alta leve de 2,58%.

De janeiro a agosto de 2025, o Brasil exportou 713 mil toneladas de frutas, alta de 28% em volume e 15% em faturamento, comparado ao mesmo período de 2024. A Conab destaca crescimento nas vendas para Europa e Ásia, mas ressalta queda em mercados como o dos Estados Unidos por conta de tarifas.