Redação E+ | 23 de setembro de 2025 - 09h50

"A Fazenda 17" inicia semana com punições, Prova de Fogo e revelações sobre infiltrados

Martina domina a Prova de Fogo e ganha poder especial; Casa ferve com conflitos sobre organização, limpeza e a dinâmica dos infiltrados

ENTRETENIMENTO
Dinâmica dos infiltrados será finalizada nesta terça-feira, 23, na Fazenda 17 - (Foto: @afazendarecord via X)

A edição de segunda-feira (22) de A Fazenda 17 trouxe uma série de acontecimentos que sacudiram o clima entre os peões e peoas. O programa, apesar de não ter sido exibido ao vivo, marcou a primeira punição da temporada, definiu a ganhadora da Prova de Fogo e deu início à nova dinâmica dos infiltrados, que se encerrará nesta terça (23).

Martina foi a vencedora da Prova de Fogo, o que lhe rende um privilégio importante: poderá intervir diretamente na próxima formação da Roça. Esse tipo de poder costuma provocar reações tanto de quem se sente ameaçado quanto de quem vê a vantagem como injusta.

A punição da vez decorreu de atitude de Luiz Mesquita, morador da baia, que utilizou o “reservado” da sede – algo vedado pelas regras. Como consequência, todos os participantes foram privados de usar a academia por 12 horas, o que gerou queixas: muitos reclamaram que Luiz “não leu o manual da baia”.

A casa também se agitou com discussões cotidianas. Um primeiro atrito envolveu uma cueca deixada no chão sem dono aparente. Depois, Carol Lekker e Fernando entraram em conflito sobre a limpeza das vassouras. Carol, irritada com cobranças, disse: “Que eu saiba, eu não tenho chefe. Quando eu tiver chefe, eu te aviso.”

Carol Lekker e Matheus Martins são os infiltrados desta edição. Nas redes sociais, parte do público pediu que eles permanecessem no jogo por mais tempo, mas a regra é clara: eles sairão nesta terça. Antes disso, os demais peões vão votar em quem suspeitam ser os infiltrados. Se pelo menos cinco votarem neles, eles levam R$ 50 mil para dividir entre si; se falharem, o prêmio vai para os infiltrados.

Carol já havia exposto a Kathy Maravilha que é infiltrada e, no dia seguinte, explicou que precisava “desabafar”, pois “ninguém aguenta essa pressão”. Matheus, por outro lado, virou alvo de Wallas Arrais e Shia, que sugeriram que ele entrava em contato prévio com pessoas de fora do programa, mas que dentro da casa ele evita confrontos diretos ("não olha no olho").

Outro tema comentado foi a falta de exibição ao vivo do programa, algo que deixou participantes inquietos. Dudu Camargo e Luiz Mesquita conversaram sobre a possibilidade de algo “grave ter acontecido fora do reality”. Dudu até cogitou improvisar uma “vaquinha” para saber “se está tudo bem”. Também surgiram especulações de que Adriane Galisteu, apresentadora, teria passado mal — algo que parte da casa acredita como causa do silêncio da produção.

Não faltou humor: Dudu Camargo fez piada sobre alguns participantes serem “plantas”. “Tem plantas que têm grau”, brincou, aludindo ao fato de que mesmo quem participa menos pode causar impacto.